Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 5 - Gestão Escolar
19/09/2008
 
ou

O que é mais fácil para o professor: elaborar as questões de uma prova ou fazer a correção?

Gabriel Garber

Gabriel Garber

Autor:Arquivo pessoal


Quem pergunta é Gabriel Garber, aluno do 7º ano da Escola Carolina Patrício, no Rio de Janeiro (RJ). O estudante, de 14 anos, tem como disciplinas prediletas espanhol, português e informática.

 

A pergunta de Gabriel é respondida por Leoneide Moraes Praça, professora de língua portuguesa do 6º ao 9º ano da Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchoa, no município de Floriano (PI).

 

Caro Gabriel,

 

É muito mais fácil corrigir uma prova. A elaboração é mais difícil, pois o professor a cada questão deverá testar o conhecimento do aluno em um nível que não seja inferior ou superior a série em que ele está.

 

Ao elaborar uma prova o professor já procura fazer uma simplificação, de maneira que a correção dos erros e acertos dos alunos possa se tornar razoavelmente fácil. Além disso, a elaboração de uma prova exige que o professor disponha de material didático de acordo com o nível das séries em que leciona.

 

E um ponto muito importante é que o professor deve ter a preocupação de utilizar textos pequenos que levem o aluno a ler com prazer, mesmo que esteja um pouco apreensivo pelo teste a que irá se submeter, para que ele possa fazer a prova com segurança do que leu e compreendeu.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.