Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 50 - O Coordenador Pedagógico na Escola
01/02/2011
 
ou

Para professora fluminense, professor não é o que ensina, mas o que aprende

A professora Isabel idealizou o Primeiro Sarau Literário do Ciep Brizolão 310, em Barra do Piraí (RJ).

A professora Isabel idealizou o Primeiro Sarau Literário do Ciep Brizolão 310, em Barra do Piraí (RJ).

Autor:Arquivo pessoal


A professora Isabel Maria de Novaes, de Barra do Piraí (RJ), sempre procura novas maneiras para facilitar a aprendizagem de seus alunos, utilizando as linguagens artísticas nas suas vertentes – teatro, música, dança e artes visuais. Formada em letras (português e literatura), ela trabalha há 13 anos no Centro Integrado de Educação Pública - Ciep Brizolão 310 Professora Alice Aiex. Ela fez curso de pós-graduação em Teatro e Linguagens e, a partir das atividades vivenciadas, começou a aplicação do uso da linguagem teatral para a motivação e concretização do aprendizado.

“O professor não é aquele que ensina, mas aquele que aprende. Todo o nosso trabalho está pautado na leitura, pesquisa e descobertas, para a valorização do ser humano e conhecimento do patrimônio cultural, a fim de modificar e melhorar a comunidade em que vive”, destaca Isabel, que é natural de Santa Isabel do Rio Preto, também no Rio de Janeiro, mas mora em Barra do Piraí desde 1975.

Ela relembra que no início foi difícil, até fazer amizades e se familiarizar com os novos costumes de uma cidade maior e desconhecida. Mas depois foi muito bom, pois logo fez amizades na escola e se engajou em atividades na igreja: foi catequista e tocava teclado em missas e casamentos. Por quatro anos foi Presidente da Associação de Moradores do Bairro da Química, encaminhando as reinvindicações dos moradores e lutando pela melhoria da comunidade. “Hoje conheço muitas pessoas e várias delas fazem parte da caminhada da minha vida, pessoas que foram imprescindíveis nessa jornada”, ressalta.

Sarau Literário – Em 2008, Isabel idealizou a realização do Primeiro Sarau Literário do Ciep Professora Alice Aiex, intitulado A Arte como Linguagem Interdisciplinar. A iniciativa surgiu por meio da leitura de obras literárias de autores como José de Alencar, Lima Barreto, Graciliano Ramos, e Jorge Amado, tendo como objetivo o desenvolvimento do vocabulário, a concentração, a disciplina, o respeito e a solidariedade. “Um texto ou uma pesquisa não pode prescindir da leitura, que traz um enriquecimento artístico e cultural, ampliando sua visão de mundo”, assegura Isabel.

O sarau foi realizado durante dois dias. Foram montadas salas temáticas sobre assuntos como romantismo e modernismo, além de orientação profissional; cultura afro (resgatando a auto-estima); e cem anos da imigração japonesa. E em um palco montado no refeitório, foram feitas apresentações de peças teatrais baseadas na obra A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, e em Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

As adaptações teatrais dos dois romances foram feitas pelos próprios alunos do ensino médio que participaram da encenação. Os estudantes do fundamental tomaram parte em atividades de canto e dança e também em uma homenagem às mulheres que fizeram história. O evento foi encerrado com uma confraternização entre pais, alunos e comunidade.

As professoras de educação artística, Sandra Bilheiro da Silva e Cláudia Cristina Cardoso foram parceiras nessa realização, implementando o projeto. Os demais professores também participaram, desenvolvendo os trabalhos a partir dos temas abordados nos livros lidos.

Acesse o blog da professora Isabel e saiba mais sobre o trabalho que realiza.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.