Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 61 - Cultura Regional na Escola
17/10/2011
 
ou

Professor de Santa Catarina lança seu segundo livro

Gleison Vieira lançou livro sobre o filósofo e economista francês Henri de Saint-Simon

Gleison Vieira lançou livro sobre o filósofo e economista francês Henri de Saint-Simon

Autor:Arquivo pessoal


O professor de história Gleison Vieira, de Garuva (SC), acaba de lançar um livro sobre o filósofo e economista francês Henri de Saint-Simon (1760-1825). Saint-Simon e Educação:os referenciais filosóficos de St. Simon para a Educação é resultado de quatro anos de estudo, tendo sido finalizada ao longo dos dois anos do mestrado em Educação e Filosofia realizado por Gleison na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

“O que me levou a escrever essa obra foi o fato de que o filósofo francês St-Simon (1760-1825) produziu ideias que motivaram a vinda de franceses para a região de São Francisco do Sul (SC) em 1840, para criar o Le Phalanstère (uma sociedade cooperativa perfeita)”, explica Gleison.

Esse é o segundo livro do professor nascido em Curitiba (PR). O primeiro, lançado em 2007, foi Porto Barrancos, Berço de Garuva, sobre o processo de colonização das regiões de Garuva, Itapoá, Gibraltar (São Francisco do Sul) e Rio Bonito (Joinville).

Professor de história de ensino médio, ele leciona na Escola de Educação Básica Carmem Seara Leite, em Garuva e no Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá. Também trabalha com professores indígenas do povo Xokleng, no município de José Boiteux (SC), num projeto de extensão da FURB, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC).

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.