Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 66 - Arte na Escola
23/01/2012
 
ou

Projeto de horta dá prêmio à professora do Paraná

O projeto da professora Sinara Soares foi um dos vencedores do Prêmio Professores do Brasil

O projeto da professora Sinara Soares foi um dos vencedores do Prêmio Professores do Brasil

Autor:Wanderley Pessoa/ACSMEC


O projeto Horta Mandala: Mãos na Terra foi um dos 39 premiados na 5ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Criado pela professora Sinara Adriana Soares, da Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul (PR), tem como objetivo produzir os mais variados tipos de culturas, de forma simples e com baixo custo operacional e econômico, de modo a prover a escola e as famílias dos alunos com alimentos nutritivos, além de servir como complemento da renda familiar.

Formada em letras e com pós-graduação em inglês, Sinara está no magistério desde 2001. E desde 2006 trabalha nessa escola, dando aulas de português e inglês. Segundo ela, que costuma trabalhar utilizando projetos, “a educação deve ser pensada para além da escola, permitindo que cumpra sua importante função de educar as novas gerações e onde todos assumam sua cota de responsabilidade, formulando um sistema educativo integrado com a sociedade.”

Sinara explica que a realização do projeto só é possível, porque ele está centrado na determinação de valores, atitudes, hábitos e práticas, que colocam o ambiente numa perspectiva de ecossistema vivo e interativo.

De que maneira os conteúdos de português e de inglês são trabalhados no projeto Horta Mandala? É Sinara quem explica:

“Os conteúdos de português são trabalhados com textos sobre horticultura e avicultura, análises de gráficos, planejamentos, relatórios, textos dissertativos-argumentativos, textos narrativos (peças teatrais), análises de reportagens sobre o projeto etc. A linguagem formal aparece em textos escritos e a linguagem informal no momento das aulas práticas. São várias as atividades possíveis de relacionar com o projeto no dia a dia, sendo que, em português, são mais fáceis de relacionar com os conteúdos.

Em inglês também são trabalhados textos sobre horticultura, novo vocabulário, tradução, interpretação e atividades diversas. As atividades sobre horticultura e avicultura não são tão diversificadas para trabalhar com a língua inglesa, mas mesmo assim isso é possível.”

Breve resumo do projeto

Este projeto recebeu o nome de Horta Mandala: Mãos na Terra pela aplicabilidade de sua técnica com uma organização sistemática em diagrama composto de círculos concêntricos semelhante ao desenho de uma mandala. Esta é uma palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmos, e na filosofia oriental serve de instrumento de meditação sobre o ciclo da vida.

O desenho dos canteiros de forma circular permite um maior aproveitamento da área em comparação com um cultivo em área, o sistema convencional.

Desenvolvido desde 2009, o projeto atende três turmas do ensino médio – 1º, 2º e 3º ano. Como a Casa Familiar Rural oferece o curso técnico em Agroecologia integrado ao ensino médio, o projeto atende, de maneira indireta, as famílias dos estudantes da Casa Familiar Rural, através da Pedagogia da Alternância (os alunos passam um período na escola e outro em suas casas, aplicando as técnicas que aprenderam nas aulas).

(Fátima Schenini)

Saiba mais sobre o projeto Horta Mandala

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.