Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 7 - Especial Dia do Professor
15/10/2008
 
ou

Cãozinho de pelúcia estimula crianças a ler

Autor:Arquivo Pessoal.


Buscar conhecimento, criar situações de aprendizagem, este é meu desafio”.

Maria da Conceição de Freitas Carneiro

 

A professora Maria da Conceição de Freitas Carneiro, da Escola Estadual Gabriela Mistral, em São Paulo (SP), acredita que o sucesso de seus alunos também depende de seu empenho. Por isso, ao identificar dificuldades de escrita e leitura em seus alunos de 3º ano (2ª série), pensou em fazer algo diferente. Surgiu assim o projeto Lupi.

Lupi é um cãozinho de pelúcia que gosta de receber todos os cuidados necessários, aprecia ouvir histórias, e também fica satisfeito de receber convites para passar o dia na casa de um aluno. Neste caso, ele exige que a criança registre, em um diário, todas as atividades que foram realizadas no decorrer do dia, bem como de que forma foi recebido pela família do aluno.

“Percebo que esta atividade faz a diferença entre meus alunos, estimulando a leitura e escrita de forma prazerosa”, diz Conceição. Ela explica que até aqueles que encontram dificuldade na aprendizagem parece que ficam mais dispostos a receber informações e dedicar-se, pois para receber o cãozinho, a primeira tarefa é escrever o convite, que deverá ser lido, em seguida, em voz alta, para todos os colegas. “Hoje os alunos fazem questão que o cãozinho participe da nossa roda de leitura”, destaca.

Trabalhando como professora há 20 anos, Conceição é graduada em pedagogia, tendo participado de capacitações e de cursos de formação de alfabetizadores. Antes de iniciar o projeto, ela faz um trabalho com os alunos sobre "posse responsável" e os cuidados que devemos ter com os animais. (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.