Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 77 - Saídas Pedagógicas
04/09/2012
 
ou

Futebol e tecnologias ajudam a melhorar comportamentos

O professor Gleison trabalha atualmente na EM Domingos Santos

O professor Gleison trabalha atualmente na EM Domingos Santos

Autor:Arquivo da escola


O professor e orientador tecnológico Gleison dos Santos Miranda trabalha em escolas da rede pública do município de São Francisco do Itabapoana, no norte fluminense, há cerca de três anos. Com formação na área de informática voltada para a educação, ele é encarregado pela transmissão e aplicação de conhecimentos tecnológicos relativos a computadores com aplicativos educacionais, câmeras e outros equipamentos.

Na Escola Municipal Francisco Antônio, onde trabalhava até julho deste ano, ele criou o projeto Futebol na Escola. O projeto foi criado como uma forma de atingir metas comportamentais que buscavam a socialização entre os alunos com dificuldades para realizar tarefas conjuntas. Foi um meio de melhorar o comportamento dos estudantes, e consequentemente, o aprendizado. A iniciativa contou com o apoio da diretora da escola, Ana Cláudia, e a colaboração dos professores Gisely Cerqueira e Lígia Soares.

“Criei esse projeto, voluntariamente, para conseguir opções para trabalhar o tema futebol no laboratório de informática”, explica Gleison. Por meio dessa atividade, procurou aproximar os alunos dos recursos tecnológicos, já que muitos não tinham conhecimento do mundo digital. “O esporte abriu portas entre os alunos e eu, proporcionando um vínculo que facilitou a inclusão deles com as novas tecnologias”, ressalta. O projeto foi realizado de março a julho, com a participação de alunos dos terceiros, quartos e quintos anos do ensino fundamental.

O projeto foi visto como ótimo recurso e Gleison foi colocado em outras escolas, incumbido de ajudar com novas ideias. Para ele, é boa a oportunidade de colher novas experiências para 2013, incluindo a união do projeto sobre futebol com o laboratório de informática da Escola Municipal Domingos Santos, onde ele trabalha atualmente. “Laboratório e esporte estarão integrados para estimular o uso das tecnologias de uma forma bem prazerosa”, enfatiza. (Fátima Schenini)

 

 

 

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.