Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 79 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2012
31/10/2012
 
ou

Experiências nas aulas de biologia dão origem a livro

A obra contém experiências feitas por estudantes

A obra contém experiências feitas por estudantes

Autor:Arquivo pessoal


Professora de biologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aristeu Aguiar, em Alegre (ES), há oito anos, Érika de Freitas coordenou projeto de realização de um livro contendo 28 experimentos científicos realizados por seus alunos. Os principais objetivos da obra intitulada Práticas de Ciências no Ensino Fundamental e Médio são: estimular os alunos a pesquisar, a ser críticos e investigativos, e a sempre querer saber os porquês e buscar soluções.

“A ideia surgiu das aulas de biologia, em que sempre usei muitas atividades práticas que foram despertando o gosto dos alunos pela disciplina”, diz Érika, que dá aulas para estudantes de três turmas de oitavo ano (7ª série) do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. Genética, citologia, e ecologia são algumas das subáreas apresentadas nas experiências.

“Já estamos escrevendo a segunda edição e despertamos a vontade dos companheiros das outras disciplinas – química, física e até matemática – de também participarem”, explica Érika. O livro conta com parceria do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) por meio do projeto Pibid Biologia-Alegre, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA/Ufes).

A professora revela que inscreveu cinco projetos inscritos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Espírito Santo: Uma leitura sobre as produções de energia sustentáveis; Projetando casas sustentáveis; Agricultura sustentável - trabalhando com hortas suspensas; Culinária alternativa- Conhecendo e testando novas receitas; Reutilizando materiais tecnológicos. Segundo Érika, esse tipo de trabalho lhe dá muita gratificação, por perceber mudanças significativas nos alunos ao longo do processo: “na postura, na linguagem e até nas atitudes”, destaca.

Com graduação em licenciatura e bacharelado em ciências biológicas e pós-graduação em agroecologia, Érica pretende fazer um mestrado em breve. Há 16 anos no magistério, ela iniciou sua carreira na educação infantil, onde atuou durante 12 anos. (Fátima Schenini)

Acesse o site da EEEFM Aristeu Aguiar

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.