Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 79 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2012
31/10/2012
 
ou

Luisa Medeiros Massarani (Museu da Vida): professores devem manter conhecimentos científicos atualizados

Doutora na área de Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período de doutorado-sanduíche na University College London, Reino Unido, Luisa Medeiros Massarani é chefe do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz, do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduada em comunicação social, tem mestrado em ciência da informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Com experiência prática e de pesquisa na área de divulgação científica, Luisa Medeiros Massarani acredita que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia permite o estabelecimento de uma cultura científica mais ampla. Ela coordena o site SciDev.Net (Science and Development Network) da América Latina e Caribe, com sede em Londres e criado com apoio das revistas Nature e Science e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento. Ela também coordena a Rede de Capacitação e Monitoramento em Jornalismo Científico, que reúne dez países ibero-americanos.

Segundo Luisa Medeiros Massarani, que é orientadora de alunos de mestrado e doutorado em diferentes cursos de pós-graduação e coordenadora do curso de especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, localizado no Museu da Vida, é importante que os professores mantenham seus conhecimentos científicos atualizados e permaneçam motivados a aprender sempre, para que possam manter alta a curiosidade dos alunos.

Jornal do Professor – Como despertar o interesse pela ciência e tecnologia nas crianças e jovens?

Luisa Medeiros Massarani – Estudos mostram que as crianças são cientistas naturais, muito curiosos e que se interessam pelo mundo em seu entorno. Defende-se que essa faixa etária é mais fácil de ter sua curiosidade despertada do que adolescentes e adultos. Nesta linha, creio que se trata apenas de realizar atividades de divulgação cientifica que justamente explorem esta curiosidade natural. Já adolescentes são mais desafiadores... Uma estratégia que tem dado certo é trazer temas controversos relacionado à ciência e tecnologia, que os estimule a refletir e dialogar sobre a interface entre ciência e sociedade. Atividades de divulgação científica que explorem música e teatro também podem ser muito eficazes para atrair esta faixa etária (e outras idades).

JP – Qual a contribuição de instituições como o Museu da Vida para a disseminação de conhecimentos científicos entre professores do ensino básico e a população em geral?

LMM – O Museu da Vida, assim como outros museus de ciência interativos, trazem temas de ciência de forma lúdica e provocativa. Ele atende tanto escolas como o público em geral, oferendo uma série de atividades instigantes. Possui, ainda, programas específicos para professores.

Tem, portanto, um papel chave na difusão do conhecimento científico.

JP – Nesse sentido, qual é o trabalho realizado especificamente pelo Museu da Vida?

LMM – O Museu da Vida é um museu de ciência interativo de médio porte, que atende 200 mil pessoas ao ano no próprio museu e por meio de uma série de atividades itinerantes, entre exposições que percorrem todo o país e o Ciência Móvel, um caminhão itinerante. Tendo em vista a grande diversidade de atividades e produtos que oferecemos, gostaria de sugerir uma visita ao nosso site, em www.museudavida.fiocruz.br .

JP – É importante que os professores participem de cursos ou oficinas para reciclagem de conhecimentos ou aprendizado de novas técnicas para o ensino de disciplinas das áreas de ciência e tecnologia?

LMM – Sim, é muito importante que os professores atualizem seus conhecimentos científicos, especialmente por dois motivos. O primeiro deles é que a ciência é dinâmica, e novas contribuições científicas são adicionadas sistematicamente. O segundo motivo é que, como outras profissões, é muito importante que o professor se mantenha motivado a estar sempre aprendendo mais. Isto é particularmente importante no caso de um ator social tão relevante na sociedade - o professor - que justamente necessita manter também alta a curiosidade dos alunos.

JP – É possível ensinar conteúdos de ciência e tecnologia de modo fácil e divertido? De que maneira?

LMM – Sim, com certeza. Felizmente, não há receitas de bolo que tragam fórmulas prontas de como ensinar conteúdos de ciência e tecnologia de modo fácil e divertida... Mas os museus de ciência são certamente um espaço que permite um aprendizado lúdico e prazeroso. Há de se destacar, no entanto, que diversos professores também o fazem em sala de aula, é claro.

JP – Em sua opinião, quais as principais contribuições trazidas pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para a difusão e popularização da ciência no Brasil?

LMM – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia já é como o carnaval: durante todo o ano, milhares de pessoas em todo o país se mobilizam para fazer com que tenhamos uma linda Semana. O processo em si, já é uma atividade de popularização da ciência. Além disso, permite que se estabeleça uma cultura científica mais ampla.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.