Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 81 - Aulas de Ciências
13/12/2012
 
ou

Professora cria jogo matemático com garrafas plásticas

Renata é professora de matemática em Miracema (RJ)

Renata é professora de matemática em Miracema (RJ)

Autor:Arquivo pessoal


Professora de matemática no município de Miracema, no noroeste fluminense, Renata Nalim Basilio Tissi criou um jogo de tabuada utilizando garrafas plásticas retornáveis (PET) e saquinhos feitos com tecido não tecido (TNT). Segundo ela, o jogo estimula a competição saudável, o raciocínio lógico, a socialização e a concentração. “O que me marcou muito na aplicação desse jogo foi o fato de alunos que têm dificuldades em matemática terem conseguido jogar”, salienta.

A professora diz que sempre procura contar com a participação dos alunos na elaboração dos materiais dos jogos, para que possam se sentir valorizados. No jogo da tabuada, os estudantes colaboraram na fase inicial: “eles ajudaram a lavar, limpar, e tirar rótulos das garrafas”, explica. Na confecção dos saquinhos, ela não pode contar com a ajuda dos alunos, pois a atividade envolve o uso de máquina de costura. Sua filha Ester e sua sobrinha Maria Letícia auxiliaram a enchê-los. ”Elas pensaram que era uma brincadeira”.

Graduada em matemática, Renata leciona no Centro Integrado de Educação Pública Maria Aparecida Lima Souto Tostes (Ciep 267), há cerca de cinco anos. Em 2012, ela dá aulas no oitavo ano do ensino fundamental. Leia, abaixo, o projeto do jogo de tabuada criado por ela. (Fátima Schenini)

Tema: Jogo da tabuada com garrafas PET e saquinhos de TNT

Campo de atuação: 8º ano do Ensino Fundamental

Introdução

Visando reforçar ou até mesmo ensinar a operação de divisão, confeccionei um jogo com cartas, garrafas PET e saquinhos de TNT para ensinar a divisão de forma lúdica. Com este jogo, a multiplicação também poderá ser trabalhada. Além de ensinar a tabuada iremos trabalhar a ideia de preservação do meio ambiente reutilizando a garrafa PET. Esta, que poderia ser descartada, virou peça do jogo da tabuada. A conscientização de reutilizar materiais é muito importante, pois o aluno terá a consciência que reciclar é preciso.

Objetivo

Reforçar as operações fundamentais divisão e multiplicação, de forma lúdica, nas turmas de Ensino Fundamental.

Material utilizado:

Dez garrafas PET de dois litros, transparentes (opcional); fita adesiva colorida (pelo menos cinco cores diferentes); cartões de cartolina branca (9cm x 6cm); caneta hidrocor ou pincel atômico; 100 saquinhos de TNT (6cm x 4cm).

Como jogar:

As cartas serão separadas da seguinte forma: de um lado ficarão os números de 1 a 10 (divisores) e do outro, os resultados das divisões (dividendos). As dez garrafas PET ficarão dispostas sobre a mesa, aguardando que um aluno retire a primeira carta de 1 a 10. O número que sair indicará a quantidade de garrafas que continuarão sobre a mesa. E a próxima carta do monte dos dividendos será o número a ser dividido pela carta anterior que resultou no número de garrafas sobre a mesa. O aluno então pegará saquinhos de TNT para representar o dividendo. Logo após começará a distribuir os saquinhos entre as garrafas sobre a mesa. Essa distribuição resultará em uma divisão exata. Caso sobrem ou faltem saquinhos, isso indicará que o aluno fez um cálculo errado.

Observação: Mesmo o jogo sendo feito com divisões exatas, isso não impede que o professor trabalhe tais questões como divisão não exata. Esse jogo é muito simples e pode ser explorado de diversas formas.

Conclusão:

Os alunos tiveram resistência em iniciar o jogo, pois achavam que seria algo muito chato. Desafiados a aprenderem tabuada de uma forma diferente, sentiram-se motivados a participar e começaram a jogar. Eles trabalharam em grupo, o que reforçou a cooperação entre eles. Os melhores resultados foram obtidos pelos grupos que se ajudaram mutuamente. No final, foi surpreendente verificar o entusiasmo da turma com o jogo.

Anexos:

Divisores e dividendos da tabuada de divisão por 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Imprimir, recortar e depois colar, cada um, em cartolina.

Divisores: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Dividendos: 12 14 15 16 18 20 21 24 25 27 28 30 32 35 36 40 42 45 48 49 50 54 56 60 63 64 70 72 80 81 90 100

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.