:: Experimentos para a descoberta da realidade


:: Problema 002


Objetivo: Determinar se as cores pretas servem como isolante em relação às cores brancas.

Experimento: Com duas chapas de metal pinte uma da cor branca e outra da cor preta apenas a face que ficará voltada para o sol. Cada chapa deve ter a mesma espessura e ao ser coloca deverá ficar numa inclinação que a fonte de calor aqueça a chapa igualmente. Faça um triângulo equilátero e marque três pontos A, B e C com uma distância de 6 centimetros uns dos outros. Sobre a face que ficará voltada para o sol coloque um medidor de temperatura sobre o ponto A. Sobre o ponto B coloque um medidor de temperatura sobre a fase voltada contra o sol. O ponto C deverá ficar posicionado na parte frontal ao sol e servirá como comprovação de que a temperatura do ponto A é a mesma do ponto C, ou seja a angulação das chapas estava correta. No caso de medidor de temperatura móvel você deve medir após 15 minutos de exposiçã ao sol, 30mim e 01 hora. E comparar o resutado dos três experimentos.

Variações:Repita a experiência para diferentes tonalidades de cores e anote os resultados obtidos. E encaminhe as conclusões para nós!

Lembretes:O princípio ativo das tintas escolhidas deve ser o mesmo para não causar um viés no experimento. As chapas devem ser de mesma substância e espessura.

Max Diniz Cruzeiro