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Mapa conceitual sobre esse objeto de aprendizagem Conceituando Energia: Desafios - Questões sobre Energia Artigos:
Animações interativas e mapas conceituais Aprendizagem significativa e o ensino de ciências Concept map and interactive animation Créditos:
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O estudante pode iniciar diretamente a sua viagem conceitual clicando no hyper-link Animação Interativa no lado esquerdo, ou em quaisquer dos hyper-links que estão nessa coluna do lado esquerdo. Dentro da animação interativa o estudante pode navegar através de um mapa conceitual assim como explorar em detalhes as possibilidades da animação. Evitou-se a utilização de fórmulas e equações para a descrição dos fenômenos e construção dos modelos pertinentes. Essa escolha tem um duplo viés; por um lado mostrar que apesar da matemática ser de grande importância para expressar e elaborar conceitos de Física, pode-se expor as facetas qualitativas desses conceitos sem o uso de equações. Por outro lado, quando não se usa as equações para expor conceitos, o aluno é instigado a construir a sua percepção intuitiva do fenômeno, o seu modelo da situação. De posse de uma percepção intuitiva sobre determinado conteúdo o aluno terá mais facilidade em entender os modelos científicos relacionados a esse tema, e em particular perceber esse modelos como uma construção humana, e desse modo como algo impermanente. Para aqueles que estiverem curiosos sobre a fundamentação teórica utilizada para estruturar esse objeto de aprendizagem, sugerimos o artigo de divulgação Aprendizagem significativa, e nele consta uma extensa bibliografia sobre a aprendizagem de conceitos e a teoria de David Ausubel. Sobre o uso integrado de animações interativas a mapas conceituais, indicamos como fundamentação o artigo Animações interativas e mapas conceituais, e nele pode ser encontrado uma bibliografia sobre animações interativas e a teoria de Joseph Novak sobre os mapas conceituais. Sobre a utilização do computador como ferramenta cognitiva, disponibilizamos o artigo Organizador prévio e animação interativa. Finalizando a fundamentação teórica, nós podemos perceber que o ser humano se comunica com o seu ambiente social através de símbolos visuais e verbais, e a teoria da codificação dual estabelece que a transmissão de informações acontece de maneira mais efetiva quando são usados os canais verbal e auditivo. Quando usamos esse tipo de representação múltipla todas as nuances de determinada idéia (ou conceito) serão transmitidas através dos dois canais, o que potencializa a capacidade dessa transmissão por um lado e facilita a possibilidade de recuperação da informação por outro lado. As potencialidades das representações múltiplas são apresentadas no artigo Aprendizagem significativa e o ensino de ciências . Entre em contato conosco, escrevendo para o Prof. Romero Tavares, para opinar sobre a utilização deste objeto de aprendizagem. |