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Mapa conceitual sobre esse objeto de aprendizagem Conceituando Energia: Desafios - Questões sobre Energia Artigos:
Animações interativas e mapas conceituais Aprendizagem significativa e o ensino de ciências Concept map and interactive animation Créditos:
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Pela primeira lei da termodinâmica sabemos que quando um sistema isolado passa por uma transformação, existe a conservação global da sua energia. Quando a garota da animação está escorregando ao longo do tobogã ela está transformando sua energia potencial gravitacional em energia cinética. Ele pode transformar integralmente a energia potencial gravitacional em energia cinética, e se no final do tobogã que ele está descendo existisse um outro tobogã igual mas subindo, ela poderia subir até transformar INTEGRALMENTE a sua energia cinética em energia potencial gravitacional, e alcançar uma altura igual a sua altura inicial. Esse é uma transformação reversível, e esse tipo de transformação só é possível em sistemas conservativos. A segunda lei da termodinâmica nos indica que existem outros requisitos para que seja possível acontecer em um sistema determinada transformação. Nas transformações que acontecem em sistema naturais, acontece sempre uma mudança de um tipo de energia para um outro tipo menos útil de energia. Esse é o caso da garota que desce o tobogã e encontra uma pista com atrito. A energia cinética será consumida em parte pelo calor gerado pelo atrito existente na pista, e ao final dessa pista ela já não terá uma energia cinética suficiente para subir uma rampa equivalente a aquele que acabou de descer. E a energia térmica gerada pelo atrito não poderá ser transformada integralmente em energia mecânica. Nesse sentido ela energia térmica gerada pelo atrito da garota é uma forma degradada da energia mecânica que ela tinha no início da descida do tobogã. |