Sobre este
módulo
No módulo “Introdução
a Geometria Espacial”, pretendemos fazer uma conexão
entre as formas geométricas e as construções
arquitetônicas das cidades. É comum o aluno das primeiras
séries não estar devidamente preparado para interpretar
suas percepções visuais de forma adequada. Pretendemos,
nesse módulo, que o ensino seja significativo levando o aluno
a construir relações e a desenvolver sua capacidade
de abstração sobre o que ele vê ou manipula.
As atividades são organizadas de forma espiral na medida
em que trazem para o aluno um olhar diferente (matemático)
do seu quotidiano, ao mesmo tempo em que permite uma revisão
de conceitos e conteúdos abordados em séries anteriores
por meio de análise e síntese.
Na classificação
dos sólidos geométricos, propomos atividades que vão
além da nomenclatura por si mesma. Fundamentados nas teorias
de Vygotsky, propomos atividades em que o aluno irá observar
as figuras pelas suas semelhanças e diferenças; irá
separá-las por atributos únicos e isolar esses atributos
em um processo de unificação, podendo perceber que,
mesmo que tenham formas de lados ou bases diferentes, possuem características
comuns. O aluno poderá começar a fazer uma síntese
analítica dos traços essenciais dos objetos.
Objetivos Educacionais
Esse módulo tem como objetivo desenvolver competências
como:
Ler e interpretar diferentes representações das
formas bidimensionais e tridimensionais no quotidiano;
Traduzir as formas geométricas tridimensionais em representações
bidimensionais e vice-versa;
Sistematizar, por meio da comunicação verbal ou
escrita, as características e relações dos
poliedros;
Investigar e identificar as relações envolvidas
na construção e representação das
formas geométricas espaciais;
Reconhecer e situar os sólidos na interpretação
das construções arquitetônicas;
Identificar regularidades nos sólidos;
Adquirir uma compreensão do mundo do qual as formas geométricas
são partes integrantes, focalizando a atenção
numa figura e desconsiderando os marcos estranhos que o rodeiam;
Compreender as formas geométricas planas e espaciais como
parte integrante da cultura contemporânea, sendo capaz de
identificar sua presença nas construções
arquitetônicas;
Desenvolver a capacidade de realizar atividades em grupo por meio
de discussões de idéias e estratégias de
solução.
|