Sobre este módulo

No módulo “Introdução a Geometria Espacial”, pretendemos fazer uma conexão entre as formas geométricas e as construções arquitetônicas das cidades. É comum o aluno das primeiras séries não estar devidamente preparado para interpretar suas percepções visuais de forma adequada. Pretendemos, nesse módulo, que o ensino seja significativo levando o aluno a construir relações e a desenvolver sua capacidade de abstração sobre o que ele vê ou manipula.
As atividades são organizadas de forma espiral na medida em que trazem para o aluno um olhar diferente (matemático) do seu quotidiano, ao mesmo tempo em que permite uma revisão de conceitos e conteúdos abordados em séries anteriores por meio de análise e síntese.

Na classificação dos sólidos geométricos, propomos atividades que vão além da nomenclatura por si mesma. Fundamentados nas teorias de Vygotsky, propomos atividades em que o aluno irá observar as figuras pelas suas semelhanças e diferenças; irá separá-las por atributos únicos e isolar esses atributos em um processo de unificação, podendo perceber que, mesmo que tenham formas de lados ou bases diferentes, possuem características comuns. O aluno poderá começar a fazer uma síntese analítica dos traços essenciais dos objetos.

Objetivos Educacionais

Esse módulo tem como objetivo desenvolver competências como:

Ler e interpretar diferentes representações das formas bidimensionais e tridimensionais no quotidiano;

Traduzir as formas geométricas tridimensionais em representações bidimensionais e vice-versa;

Sistematizar, por meio da comunicação verbal ou escrita, as características e relações dos poliedros;

Investigar e identificar as relações envolvidas na construção e representação das formas geométricas espaciais;

Reconhecer e situar os sólidos na interpretação das construções arquitetônicas;

Identificar regularidades nos sólidos;

Adquirir uma compreensão do mundo do qual as formas geométricas são partes integrantes, focalizando a atenção numa figura e desconsiderando os marcos estranhos que o rodeiam;

Compreender as formas geométricas planas e espaciais como parte integrante da cultura contemporânea, sendo capaz de identificar sua presença nas construções arquitetônicas;

Desenvolver a capacidade de realizar atividades em grupo por meio de discussões de idéias e estratégias de solução.