05/05/2011
Milleni Evangelista de Assis, Adriana Pedroso e Elza Lobo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar as características do mosquito transmissor da Dengue;
- Identificar os sintomas da Dengue;
- Saber como prevenir-se contra a Dengue;
- Conscientizar e informar a comunidade escolar sobre os cuidados que se deve ter para se evitar a Dengue.
O aluno deve estar alfabetizado e ter noções básicas da utilização do laptop.
A aula envolverá os seguintes recursos do laptop:
Kword [Iniciar -> Aplicativos -> Kword]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
Wx Cam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia]
Kpresenter [Iniciar -> Aplicativos -> Kpresenter]
O professor deverá perguntar aos alunos se eles já ficaram doentes alguma vez, como se sentiram etc.. Feito isto, o professor deverá apresentar o tema da aula aos alunos. O professor deverá perguntar se os alunos sabem: o que é Dengue, como se contrai a doença, como se pode evitá-la etc. Este é um tema bastante comentado na mídia, então provavelmente todos os alunos saberão alguma coisa sobre esta doença. Após a conversa, o professor perguntará e registrará no quadro-negro o que os alunos sabem e desejam aprender sobre o mosquito Aedes Aegypti transmissor da doença denominada dengue.
Fonte: Mosquito da dengue |
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Depois de introduzido o assunto, o professor deverá apresentar o recurso abaixo, que poderão acessá-lo no laptop colocando o endereço no navegador Mozilla Firefox. Solicite que os alunos dividam-se em duplas e/ou trios para o desenvolvimento das atividades seguintes. Mesmo estando em duplas ou trios, é importante que todos os alunos tenham a oportunidade de manusear o recurso e que tenham um tempo razoável para que possam explorá-lo. Recurso: link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/926/187.swf
Há no recurso várias opções de exploração tais como: Figura 1 - Tela do recurso que aborda a temática da dengue Combate: nesta opção o aluno poderá conhecer algumas medidas de combate à dengue, clicando em vários objetos do cenário como, por exemplo, piscina e, então, conhecer o que deve ser feito para que este não seja um local de proliferação da doença.
Figura 2 - Tela do recurso que aborda a temática do combate à dengue
Figura 3 - Tela do recurso que aborda a temática do tratamento da dengue
Figura 4 - Tela do recurso que aborda a parte dos testes Ao terminar a exploração do recurso, sugerimos que o professor pergunte aos alunos o que eles aprenderam sobre a Dengue, e então procure sistematizar os conhecimentos que foram trabalhados antes e depois da apresentação e exploração do recurso. O professor poderá anotar no quadro-negro os principais pontos, solicitando que os alunos copiem esses dados em um arquivo no Kword do laptop. Perguntar aos alunos que dúvidas eles tem em relação ao assunto em estudo, procurando saná-las coletivamente, com auxilio de todos os alunos. Para acessar o Kword:
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Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vZgmsDT10E8&feature=fvw Após a realização da atividade RIVED (Rede Internacional Virtual de Educação) "Dengue", propor aos alunos que assistam ao vídeo "Turma da Mônica contra a Dengue". O vídeo pode ser tanto exibido pelo professor com a utilização de um projetor multimídia, como os alunos posso acessar o endereço pelo navegador Mozilla Firefox. Solicitar que anotem no arquivo do Kword os principais sintomas da doença. |
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Utilizando-se do programa KPresenter do laptop, o professor deverá propor aos alunos que façam um panfleto explicativo sobre como Combater a Dengue. Além da sistematização do conteúdo aprendido, o professor poderá trabalhar a escrita da língua portuguesa. Os alunos, para a realização do panfleto, deverão aprender a copiar imagens da Internet e inseri-las nos textos (neste caso, nos panfletos). Para tanto, os alunos deverão utilizar-se do KPresenter Kpresenter [Iniciar -> Aplicativos -> Kpresenter]. Com o KPresenter é possível criar o panfleto especificando o tipo de formato de folha, isto é, se sua apresentação terá como saída uma folha A4, Legal, Letter, ou a tela do seu computador. Pode-se, ainda, definir a disposição do texto na apresentação, simplesmente clicando nos modelos existentes. Além disso, é possível inserir imagens. O professor, como suporte para a realização de tal atividade, poderá mostrar aos alunos os cartazes distribuídos pelo ministério da saúde, panfletos e notícias de jornais da sua cidade que falem sobre mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.Alguns informativos também estão disponíveis na Internet, nos links: http://1.bp.blogspot.com/_Z9QrypYwqEo/R_Q1VXkNJ7I/AAAAAAAAAPU/x0mr2KNO-1M/S269/dengue.jpg e http://www.portalhoje.com/wp-content/uploads/2010/10/dengue.jpg Em seguida, o professor deve propor e orientar os alunos no que diz respeito a elaboração de um panfleto, o qual será utilizado para conscientizar, alertar e orientar a comunidade escolar, funcionários, professores, alunos, família sobre o que é a dengue, os sintomas, o que fazer, como prevenir ou combater. Possibilite um momento de leitura e de correção dos panfletos pelos grupos. Após este momento, o panfleto deve retornar para o grupo que o escreveu, para que possam fazer as alterações sugeridas pelo grupo avaliador. Os critérios a ser levados em conta na avaliação podem ser: clareza na exposição das informações, importância e correção das informações, adequação das imagens, uso adequado da linguagem e grafia correta das palavras. Exemplo de panfleto poderá ser encontrado no seguinte link: http://www.vespasiano.mg.gov.br/portal/index.php/licitacoes/97-campanha-contra-a-dengue http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=935 Ao término da confecção dos panfletos, faça cópias destes materiais e entregue aos alunos, para que eles possam colocar em espaços dentro da escola e levar estas informações também à comunidade escolar. Sugestão: os alunos poderão identificar na própria casa, escola, cidade situações passíveis de ocasionar o aparecimento do mosquito da dengue (locais com água parada, por exemplo). As imagens usadas nos panfletos poderiam ser feitas pelos próprios alunos com a WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia], retratando esses locais identificados como propensos a ser foco da doença. |
Para outras informações sobre o combate da dengue poderá ser acessado o site: http://www.combatadengue.com.br/
A opção Teste, disponível no recurso, poderá ser utilizada também como um recurso de avaliação.
Quatro estrelas 4 classificações
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25/10/2015
Cinco estrelasMuito interessante,é sempre bom trocar opiniões.Estamos em constante aprendizado.Parabéns!
08/02/2015
Quatro estrelasGostei muito.
06/03/2012
Quatro estrelasÓtima aula! Pena que ainda não temos um laptop para cada aluno!
26/05/2011
Quatro estrelasminha cara Claudia, gostei do seu trabalho, muito bom, pra você nota ótima. Meus parabéns!