Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Integrando imagem e texto sobre uso consciente da água

 

24/10/2008

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar sobre a utilização da água na cidade onde mora; comunicar o conhecimento construído, integrando imagens e texto; desenvolver a atitude de colaboração.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula


Apresente o cartaz disponível no Portal do Professor e provoque a discussão sobre o tema: o que vêem nas imagens, quais os problemas que podem estar relacionados com a temática do cartaz?


Essa é uma etapa importante do trabalho, pois a motivação para o tema é que será a essência da construção de boas perguntas para se pesquisar!


Apresente o texto  "Desperdício diário de água é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas", pedindo que, na sala de informática, acessem o link
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/03/21/materia.2008-03-21.6087648011/view ou distribuindo cópias impressas:
 

Desperdício diário de água é suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas


Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - Diariamente nas capitais brasileiras o desperdício de água potável equivale a 2.500 piscinas olímpicas (em média 2,5 milhões de litros de água). E a culpa neste caso, não é do consumidor. A perda de cerca de seis bilhões de litros – o suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas – acontece entre a retirada dos mananciais e a chegada às torneiras.
Os números fazem parte de um relatório do Instituto Socioambiental (ISA), que traça um panorama do alcance de sistemas de saneamento básico e do volume de desperdício de águas no país. De acordo uma das coordenadoras do ISA Marussia Whately, as perdas são causadas por vazamento nas redes de abastecimento, sub-medição nos hidrômetros e fraudes.
“A maioria das capitais – 15 das 27 – perdem mais da metade da água produzida”, de acordo com o relatório. Porto Velho, capital de Rondônia, é a campeã em desperdício, com 78,8% de perda. As cidades de Rio Branco, de Manaus e de Belém também têm índices superiores a 70%. O desperdício nessas capitais seria suficiente para abastecer quase cinco milhões de habitantes.
De acordo com a superintendente de Produção de Água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Tânia Baylão, a redução de desperdício passa por garantia de investimentos nas redes e atendimento rápido de notificações de vazamentos.
“Combater a perda tem que ser uma diretriz básica, temos inclusive uma linha de financiamento prioritária para isso”. O Distrito Federal é a unidade da federação com o menor registro de perda na distribuição, com 27,3%.
Além da perda na distribuição, o relatório também apresenta um mapa do consumo doméstico de água e mostra que a média nacional, de 150 litros per capita, está 40 litros acima do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, o consumo ultrapassa 220 litros por dia.
“Infelizmente, o brasileiro acha que como temos bastante água no Brasil, não é preciso economizar. Pelo contrário, temos regiões em que se você dividir o volume de água pela população, podemos considerá-las como áreas de déficit hídrico, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo”, explicou o chefe das assessorias da Agência Nacional de Águas (ANA), Antônio Félix Domingues.
A representante do ISA Marussia Whately aponta a conta de água conjunta em condomínios residenciais como uma das causas do alto consumo em regiões urbanas. “O usuário acaba não tendo o mesmo cuidado com o aumento do consumo de água assim como tem com a conta de luz”, compara. Ela defende que “pequenas transformações em hábitos diários podem gerar grandes mudança” e acredita que a conscientização é uma das ferramentas para diminuir o desperdício.

Disponível em  http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2008/03/21/materia.2008-03-21.6087648011/view

Após a leitura, levante questões sobre o como tema se aplica ao lugar onde moram, perguntando se sabem, por exemplo:
Qual o consumo médio de água por pessoa em nossa cidade?
Quais os desafios que nossa cidade enfrenta no abastecimento de água?
Quais são os principais desperdiçadores de água em nossa cidade?


Estimule que os alunos acrescentem questões para a pesquisa!


Em grupos, os alunos deverão escolher as questões com as quais trabalharão e procurar as informações em órgãos de abastecimento local , bem como na Internet, para, então, divulgar os dados e criar campanhas sobre o consumo consciente da água. Durante a busca de informações na pesquisa é importante ensinar aos alunos como tomar notas sobre o que encontram, identificando as fontes de informação.


Proponha que elaborem cartazes usando imagens integradas a um texto, assim como o cartaz usado na discussão inicial. Para isso, peça que pesquisem imagens na Internet usando ferramentas de busca específicas tais como:


http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/935/imagens/google_imagens.jpg

http://br.yahoo.com/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/935/imagens/yahoo_imagens.jpg

Peça que salvem as imagens e anotem a autoria das mesmas, se houver, bem como a url onde estiverem disponíveis.


Utilizem programas de produção gráfica para modificar as imagens, integrá-las e acrescentar o texto. Uma possibilidade é usar o Paint . Com ele é possível desenhar usando o mouse ou sobrepor imagens. Na barra de ferramentas é possível escolher os efeitos: cores, fontes, contorno e preenchimento como pó exemplo, traços grossos e finos, pontilhados, pinceladas ou tinta spray, etc.


Para acessar o Paint no Windows, clique em:


Iniciar >> Todos os programas>> Acessórios>> Paint


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/935/imagens/paint.jpg

Na barra de ferramentas, escolhendo a opção Arquivo >> Abrir é possível acessar as imagens salvas, recortar ou apagar partes, modificá-las, etc.
Veja um exemplo:
Fonte: http://tutomania.com.br/tutorial/recorte-imagens-no-paint :
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/935/imagens/imagem.JPG

Depois basta salvar esse novo arquivo, selecionar a imagem e clicar em Editar>> Copiar.


Abram, então, um arquivo em branco e copiem as imagens que desejam usar na composição do cartaz . Salvem esse arquivo com o nome do cartaz. Acrescentem o texto, façam os demais acréscimos e mudanças na composição.


Integrar imagem e texto é uma competência de comunicação! Estimule para que sejam criativos na composição do cartaz usando imagens diversas e integrando o texto coerentemente a esse suporte de informação!

Promova a divulgação dos cartazes por meio de painéis  na escola e na comunidade.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Para saber mais sobre os recursos do Paint acesse um tutorial disponível em http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/paint/
Avaliação
Promova auto-avaliação dos alunos sobre o que aprenderam durante a sequência de atividades. Observe se os grupos conseguiram sintetizar as informações pesquisadas e a mensagem sobre o uso consciente da água, integrando imagens e texto.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rosilei d. vieira, MARIA DE LOURDES TEIXEIRA , São Paulo - disse:
    rosilei4130@itelefonica.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula é interessante visto que é um conteúdo que está no cotidiano do aluno e de toda a sociedade. O desperdício da água é algo preocupante e o uso da tecnologia como aliados da educação é algo de suma importância, pois, podemos trazer informações e imagens de todo o mundo, integrando o aluno com o planeta e fazendo ele se sentir parte desse mundo, portanto, fazendo-o se sentir como um cidadão, que tem o direito e o dever de usufruir e cuidar do que é de todos.


  • ELVANI DE FATIMA SOUZA LOPES, Secretaria Municipal de Educação de PORTEIRINHA , Minas Gerais - disse:
    elvany01@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante esta aula vou leva-la para por em prática.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.