Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 13 - Música na Escola
27/01/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Escola Pode Ensinar as Alegrias da Música?

Escola Pode Ensinar as Alegrias da Música?

Escola Pode Ensinar as Alegrias da Música?


Georges Snyders

Vivemos uma mutação histórica no ensino da música: pela primeira vez, torna-se tecnicamente possível fazer os alunos ouvirem obras musicais em condições de quase perfeição.

A música é feita para ser bela e o belo existe para proporcionar alegria, a alegria estética. O ensino da música tem por objetivo levar os alunos a um contato feliz com as obras musicais, fazê-los viver uma experiência de alegria a partir delas.

As diferentes músicas podem contribuir para isto: é necessário levar a sério o rock e os outros gêneros apreciados pelos jovens, assim como é preciso incitá-los a exprimir e viver seus gostos sem culpas nem provocações.

O ensino da música é o mais desesperado, porque conta muito pouco para o futuro profissional e escolar dos alunos em seu conjunto. E é o mais carregado de esperança: o professor não tem de passar aos alunos o amor pela música, pois, sem dúvida, nenhuma geração de jovens viveu tão musicalmente como a de agora, cabe a ele "simplesmente" estabelecer a comunicação entre a música "deles" e as outras.

 

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.