28/01/2009
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Pluralidade Cultural::Trajetórias das etnias no Brasil e situação atual
Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Pluralidade Cultural::Pluralidade cultural na formação do Brasil
Mostrar a visão do índio sobre o descobrimento do Brasil
Episódio do programa Índios no Brasil, da TV Escola. Trata do descobrimento do Brasil, segundo a visão do índio brasileiro. Aborda também a cartilha criada pelos índios que separa a história de seu povo em quatro períodos: tempo da maloca, tempo da correria, tempo do cativeiro e tempo do direito
Duração: 15 min, 40 s
Brasil. Ministério da Educação (MEC)
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22228
O acervo disponível para consulta neste endereço eletrônico (http://www.dominiopublico.gov.br) é composto, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais
Idioma | Tamanho do arquivo | Acessos |
---|---|---|
Português | 57.542 MB | 11848 |
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2015
Quatro estrelasMuito bom,podemos dizer que com este vídeo ficamos sabendo um pouco da verdadeira historia do "descobrimento do Brasil"
19/04/2010
Quatro estrelasgostei muito do video onde fala sobre a historia do indio,em quanto as pessoas acham que os indios nao sabem subre sua historia ,cultura...esta enganado ...o que eu mais gostei foi onde mostro a crueldade de antigamente a onde os indios eram marcados e tratados como animais...
24/03/2010
Cinco estrelasAssisti o vídeo, e achei bastante interessante, pois pude conhecer muito do que não sabiamos sobre os indígenas, principalmente quanto a visão da história dos indíos segundo os indios, pois mais do que ninguém são eles é quem podem escrever sua história da forma mais verdadeira, enão uma história contada por alguém que não vivenciou os fatos. Por ser escrita por descendentes dos índios pude perceber o outro lado da história, talvez a verdadeira, aquela que nós não conhecemos nos livros escolares