20/09/2010
Educação Infantil::Matemática::Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil::Natureza e sociedade::Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Proporcionar o desenvolvimento e a aplicação prática dos conceitos de agrupamento, quantificação, ordenação numérica e contagem.
O objeto de aprendizagem tem como cenário uma fazenda. Neste cenário são propostas sete atividades para serem desenvolvidas pelo usuário. Em um curral, por exemplo, a atividade surge na forma de comparação. Assim, o usuário deve comparar o número de vacas que entram e saem deste ambiente para no final informar se alguma vaca ainda permanece no curral. No pomar são dispostas quatro árvores e quatro escadas com alturas distintas, as escadas devem ser atribuídas a todas as árvores pela respectiva altura. Para o cercado coletivo, onde são encontrados diversos animais, a atividade resume-se em contar a quantidade de animais que fogem do cercado e no ambiente individual a atividade é proposta na forma de organização e comparação da quantidade de animais. Para a casa da fazenda, é proposta uma atividade de ordenação numérica, por meio de cinco cestas com frutas distintas. No galinheiro e no cercado com palhas são propostos a organização e o agrupamento de pintinhos que se espalham pelo ambiente
Para visualizar esse recurso é necessário instalar o Flash Player. Disponível em: <http://get.adobe.com/br/flashplayer/>. Caso o sistema operacional utilizado seja o Linux é necessário acessar o recurso pelo arquivo "mat1_ativ1.swf" e para visualizar deve ser instalado o Shockwave Player. Disponível em: <http://get.adobe.com/br/shockwave/>
Schlünzen, Klaus Júnior
Tateoka, Renan Ricardo
Santos, Danielle A. do Nascimento dos
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Carvalho, Helton Augusto de
Pinheiro, Guilherme da Cruz
http://www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php
Os conteúdos produzidos pelo RIVED são públicos e estarão sendo, gradativamente, licenciados pelo Creative Commons. Esses conteúdos podem ser acessados por meio do sistema de busca - repositório on-line, que permite visualizar, copiar e comentar os conteúdos publicados. Com a licença Creative Commons, os direitos autorais dos conteúdos publicados são garantidos, possibilitando a outros copiar e distribuir o material, contanto que atribuam o crédito aos respectivos autores
Idioma | Tamaño del archivo | Visitas |
---|---|---|
Português | 5.408 MB | 6531 |
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia comentarios o materiales indebidos
06/10/2010
Cinco estrelasótimo!! mais do que um exemplo do uso das TIC na educação, um avanço no paradigma da relação do pilar: Tecnologia Educativa, Educador e Educando. Parabéns
28/09/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante