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Animação/simulação Quadrinhos: O bidialetalismo nas histórias de gibi

27/04/2010


Ficha Técnica

Estrutura curricular

Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Alfabetização::Concepção de alfabetização

Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Língua Portuguesa::Língua escrita: prática de produção de textos

Objetivo

Apresentar alguns dos vários tipos de dialetos existentes na língua portuguesa falada no Brasil, a partir de histórias com uma personagem em diferentes regiões brasileiras. A partir disso, trabalhar com a Produção de Textos, com o intuito de valorizar as diferentes formas de linguagem, mas também apresentando a necessidade de domínio da linguagem padrão

Descrição

O Objeto de Aprendizagem conta com uma personagem principal que vivenciará uma história passando por várias regiões do Brasil. No momento de realizar as atividades propostas pelo OA, esta mesma personagem interagirá com o usuário. O foco deste recurso é abordar e lidar com os diferentes tipos de dialetos ou linguagens existentes no Brasil. Para aprender a se comunicar em outros lugares, ou mesmo aprender o que significam as diferentes expressões, a personagem precisará da constante “ajuda” do usuário do OA, que tentará entender o que foi falado trazendo para a linguagem culta ou padrão. Como enredo, a proposta traz a personagem dialogando com um livro que propõe que ela vivencie histórias em ambientes diferentes, sendo eles: uma praia, a feira e o sítio. Em cada lugar, a característica marcante será o cenário próprio de cada lugar e especialmente o dialeto falado por pelos grupos de personagens que compõem cada contexto. Depois de visualizar a história passada em cada lugar, o aluno faz as atividades daquele ambiente e depois passará a outros. Após ter explorado e visto a história nos três ambientes, o aluno poderá desenvolver uma história em um banco de Histórias, onde ele poderá criar sua própria história, usando os personagens conhecidos nos três lugares, bem como os cenários e objetos. Para ter acesso ao Banco de Histórias, o aluno deverá ter passado por pelo menos um dos ambientes, para que possa criar histórias a partir do que viu. Para tanto, poderá comparar a linguagem coloquial e as gírias usadas pelos personagens com a linguagem culta. Como recurso disponível para facilitar a navegação, o aluno contará ainda com um botão de ajuda, explicando possíveis dúvidas do usuário bem como a presença de um glossário, onde estão as palavras utilizadas pelos personagens, seguidas de seus respectivos significados

Observação

Para visualizar esse recurso é necessário instalar o Flash Player. Disponível em: <http://www.get.adobe.com/br/flashplayer>. Caso o sistema operacional utilizado seja o Linux deve-se acessar o recurso pelo arquivo "stage.swf" e antes descarregar e instalar o Shockwave Player. Disponível em: <http://get.adobe.com/br/shockwave/>

Autores

Schlünzen, Klaus Júnior

Santos, Danielle A. do Nascimento dos

Bruchmam, Camila

Zanotello, Luiz Gustavo Ferreira

Machado, Liliane Santos

Oliveira, Tereza Cristina Iwamoto de

Santana, Jane Aparecida de Souza

Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya

Souza, Daniela Cristina Barros de

Saito, Ayrton

Fonte do recurso

http://www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php

Licença

Termo de cessão cedido pelo autor ou seu representante, diretamente ao Ministério da Educação do Brasil, que permite reprodução, tradução, distribuição e a transferência. Fica vedada qualquer prática lucrativa desta animação por parte do Ministério da Educação do Brasil


Idioma Tamanho do arquivo Acessos
Português 13.595 MB 5813
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