15/09/2010
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Som, imagem e informação
Desenvolver habilidades para relacionar aspectos do entorno social à fenomenologia da Física, vencendo expectativas meramente propedêuticas; desenvolver capacidade para delinear o contorno de problemas e buscar, por via investigativa, suas possíveis soluções; elaborar intelectualmente a modelagem do conhecimento, ou sua produção, à medida que ao serem apresentados problemas, de forma contextualizada, o usuário é convidado/desafiado a resolvê-los; oportunizar uma maior abrangência dos aspectos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento da Física, sem perder de vista sua historicidade
Os jovens Cleber e Mariana e seus pais, Luis Paulo e Juliana Brasil (Família do Brasil©), interagindo com o mediador, Professor Galileo Lattes (avatar do autor da obra, ‘Física Vivencial: Uma Aventura do Conhecimento, criado em homenagem aos físicos Galileo Galilei e Cezar Augusto Mansueto Lattes) abordam, de forma contextualizada e problematizadora, aspectos relacionados à geração e propagação de ondas mecânicas, correlacionando-as à produção de sons em geral e em instrumentos musicais, em particular. Macro-aspectos da fenomenologia das Ondas Mecânicas, tais como a ocorrência de terremotos, tsunamis e outros eventos são correlacionados à propagação de ondas longitudinais e transversais, de modo que se busca construir a ideia de haver uma base comum física da qual decorre a existência de variada fenomenologia correlacionada às ondas mecânicas
Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE)
Projeto Condigital MEC – MCT
Carvalho Neto, Cassiano Zeferino de
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
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