Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Visualizar Recurso
 


Experimento prático Tangrans Geométricos Especiais Concretos e Virtuais

24/02/2011


Ficha Técnica

Estrutura curricular

Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Geometria

Objetivo

Os tangrans de encaixe de peças visam a construir figuras geométricas planas a partir de uma quantidade determinada de peças do jogo; a representar figuras poligonais; a transformar figuras geométricas em outras como, por exemplo, um quadrado em retângulo, um retângulo em paralelogramo; a comparar tamanhos de formas e ângulos; a observar figuras semelhantes e simétricas, e a calcular áreas de figuras planas equivalentes

Descrição

Apresentam-se seis atividades didáticas e cinco jogos eletrônicos de encaixe de peças de formas planas e do tipo tangram: Tangram do Coração Partido, do Ovo Mágico, do Quadrado de Quinze Peças Poligonais, de Lloyd e o Triangular. Enquanto as peças dos dois primeiros envolvem formas curvas, os outros três possuem somente figuras poligonais. Além das instruções para a construção das peças dos jogos por meio de materiais concretos, apresentam-se atividades para o aluno poder observar figuras simétricas axiais, relações de congruência e semelhança geométricas e calcular áreas de figuras planas equivalentes. Apresenta-se um questionário de acompanhamento ou de avaliação das atividades. Nos três jogos eletrônicos com peças poligonais, durante a realização de cada ação realizada pelo jogador à busca da solução solicitada pelo jogo, um termômetro indica a adequação dos movimentos e encaixes realizados com as peças, ou seja, o quanto o jogador está próximo da solução. Em um Guia do Professor, além de detalhadas recomendações pedagógicas sobre o uso desses jogos, são propostos outros recursos didáticos para serem utilizados conjuntamente a eles, bem como adaptações para o ensino de alunos portadores de deficiência visual

Observação

Esses jogos foram testados com alunos e professores com diferentes graus de deficiência visual no Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis no endereço: http://www.uff.br/cdme/ Para controle de acessibilidade nos navegadores Firefox 2+ e Internet Explorer 8+, use as combinações de teclas CTRL + “+” e CTRL + “-” para, respectivamente, ampliar e reduzir textos e imagens da atividade

Autores

Projeto Condigital MEC – MCT

Passos, Erick Baptista

Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática

Alves, Rafael Machado

Carvalho, Carol Cruz de

Votto, Bárbara Gomes

Santos, Wagner Luiz Oliveira dos

Kaleff, Ana Maria Martensen Roland

Siqueira Junior, Manoel Mariano

Licença

Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial


Idioma Tamanho do arquivo Acessos
Português 22.372 MB 4805
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opinião de quem acessou
Sem classificação
Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.