Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Visualizar Recurso
 
Áudio A matemática e a natureza - Zebras e Onças

25/02/2011


Ficha Técnica

Estrutura curricular

Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Números e operações

Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra

Objetivo

As atividades de áudio foram desenvolvidas como materiais para divulgação. O principal objetivo destas atividades é despertar a curiosidade pelo conhecimento matemático e incentivar o estudo desta disciplina

Descrição

Esta atividade de áudio é composta por 7 chamadas: “O Falcão e a Espiral Logarítmica”, “Flores e a Sequência de Fibonacci”, “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes”, “Abelhas e Hexágonos”, “Zebras e Onças”, “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos”, “A Matemática dos Bebês”. “O Falcão e a Espiral Logarítmica”, “Flores e a Sequência de Fibonacci”, “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes”, “Abelhas e Hexágonos”, “Zebras e Onças”, “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos”, “A Matemática dos Bebês”. A chamada “O Falcão e a Espiral Logarítmica” relaciona o vôo do falcão com a espiral logarítmica. “Flores e a Sequência de Fibonacci” relaciona a sequência de Fibonacci e o número de pétalas de algumas flores. “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes” aborda o princípio da similitude, isto é, o princípio que determina a razão de crescimento de áreas e volumes em função da variação de suas dimensões lineares. “Abelhas e Hexágonos” nos conta que os hexágonos regulares utilizados pelas abelhas na construção dos favos de mel são a forma geométrica com melhor relação custo benefício para a função de armazenamento do mel. “Zebras e Onças” é uma chamada que nos conta que os padrões de pelagem encontrados em diversos animais decorrem de equações matemáticas. “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos” narra como formigas do deserto encontram seus caminhos através de mecanismos que para os humanos se traduzem em cálculos matemáticos. “A Matemática dos Bebês” fala das descobertas de Karen Wynn que comprovaram que mesmos bebês bem novinhos já possuem noções de quantidade

Observação

Requisitos: qualquer dispositivo que toque arquivos no formato mp3. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis nos endereços: http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/

Autores

Basil, Eric

Projeto Condigital MEC – MCT

Maia, Eric

Maia, Patrícia

Bortolossi, Humberto José

Gomes, Anne Michelle Dysman

Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática

Licença

Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial


Idioma Tamanho do arquivo Acessos
Português 2.571 MB 2983
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opinião de quem acessou
Sem classificação
Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.