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Animação/simulação O Problema da Distância entre Ponto e Reta

11/04/2011


Ficha Técnica

Estrutura curricular

Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra

Objetivo

Estimular as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real; exercitar processos de modelagem matemática; exercitar os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função

Descrição

Através do processo de modelagem matemática de um problema de otimização, esta atividade explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. O enunciado do problema é o seguinte: “Dado um ponto A no plano cartesiano, quanto deve ser x para que a distância d entre A e M = (x, −2 x + 4) (um ponto da reta y = −2 x + 4) seja a menor possível?”

Autores

Palis, Gilda de La Rocque

Figueiredo, José Osorio de

Rezende, Wanderley Moura

Bortolossi, Humberto José

Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática

Pereira, Rodrigo Viana

Lopes, Silvana Marini Rodrigues

Pesco, Dirce Uesu

Pereira, Thiago Gomes

Projeto Condigital MEC - MCT

Gomes, Anne Michelle Dysman

Pracias, Carla Cristina de Lima

Kaleff, Ana Maria Martensen Roland

Licença

Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial


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