11/04/2011
Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra
Estimular as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real; exercitar processos de modelagem matemática; exercitar os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função
Através do processo de modelagem matemática de um problema de otimização, esta atividade explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. O enunciado do problema é o seguinte: “Dado um ponto A no plano cartesiano, quanto deve ser x para que a distância d entre A e M = (x, −2 x + 4) (um ponto da reta y = −2 x + 4) seja a menor possível?”
Palis, Gilda de La Rocque
Figueiredo, José Osorio de
Rezende, Wanderley Moura
Bortolossi, Humberto José
Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática
Pereira, Rodrigo Viana
Lopes, Silvana Marini Rodrigues
Pesco, Dirce Uesu
Pereira, Thiago Gomes
Projeto Condigital MEC - MCT
Gomes, Anne Michelle Dysman
Pracias, Carla Cristina de Lima
Kaleff, Ana Maria Martensen Roland
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
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