12/04/2011
Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra
Estimular as conexões entre os aspectos algébrico, numérico, geométrico e verbal de uma função real; exercitar processos de modelagem matemática; exercitar os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função
Através do processo de modelagem matemática de um problema de otimização, esta atividade explora os conceitos de domínio, imagem e gráfico de função. O enunciado do problema é o seguinte: “Um fio de barbante de 10 metros de comprimento pode ser usado ou para construir um quadrado, ou para construir um triângulo equilátero ou ele pode ser cortado em dois pedaços (não necessariamente de mesmo tamanho) de modo que um dos pedaços é usado para construir um quadrado e o outro pedaço é usado para construir um triângulo equilátero. Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a maior possível? Quanto deve ser x, a medida em metros do pedaço do barbante usado para construir o quadrado, para que a soma S das áreas das figuras produzidas seja a menor possível?”
Palis, Gilda de La Rocque
Figueiredo, José Osorio de
Rezende, Wanderley Moura
Bortolossi, Humberto José
Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática
Pereira, Rodrigo Viana
Pereira, Thiago Gomes
Pesco, Dirce Uesu
Lopes, Silvana Marini Rodrigues
Projeto Condigital MEC - MCT
Pracias, Carla Cristina de Lima
Gomes, Anne Michelle Dysman
Kaleff, Ana Maria Martensen Roland
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
Idioma | Tamanho do arquivo | Acessos |
---|---|---|
Português | 7.006 MB | 2748 |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!