11/05/2011
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações
Apreender, intuitiva e interativamente, o conceito de torque e a relação vetorial entre as forças envolvidas, bem como entender o princípio de funcionamento das alavancas
O Laboratório Virtual Quero um Ponto de Apoio aborda as alavancas, que são comuns a vários objetos presentes no cotidiano como: tesouras, alicates, balanças, carrinhos de mão, pás, remos, gangorras e muitos outros dispositivos que funcionam graças ao princípio das alavancas. O software está dividido em dois momentos: no primeiro momento, o aluno pode escolher aleatoriamente alguns itens (alavancas) que estão espalhados na Feira de São Joaquim. Após a escolha, o aluno terá que dizer, exatamente, onde está a potência, a resistência e o apoio de cada item escolhido no cenário. Nesse momento, terá que dizer qual o tipo de alavanca, ou seja, se ela é interpotente, inter-resistente ou interfixa. No segundo, o software disponibiliza uma balança manipulável, onde o aluno poderá observar na prática os princípios físicos das alavancas
Navegador Internet: Internet Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9 Plugins do navegador: Adobe Flash Player
Projeto Condigital MEC - MCT
Grupo de Trabalho de Produção de Conteúdos Digitais Educacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Selo Creative Commons permitido para copiar, distribuir, exibir e executar a obra; criar obras derivadas; não permitir uso comercial
Idioma | Tamanho do arquivo | Acessos |
---|---|---|
Português | 15.101 MB | 2773 |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!