16/02/2012
Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Educação Física::Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Identificar a capoeira como elemento cultural do movimento humano brasileiro a partir dos seus aspectos histórico-sociais; Apresentar os fundamentos básicos da capoeira, estimulando os alunos a vivenciarem as diferentes formas de execução, entendendo a função de cada um dos fundamentos e de seus desdobramentos; Reconhecer e vivenciar os diferentes tipos de ritmos e possibilidades de movimento do corpo por meio da musicalidade e instrumentos musicais da expressão; Reconhecer as principais regras, códigos e elementos simbólicos do jogo e desenvolvimento da capoeira, sua contextualização e adaptabilidade perante situações específicas; Estimular a discussão sobre a importância do ensino e prática da capoeira pela educação física escolar enquanto manifestação cultural esportiva brasileira; Reconhecer os principais personagens da modalidade como detentores da cultura popular, estimulando a reflexão crítica sobre a valorização dos mesmos pelo país
É fato que a capoeira é uma manifestação cultural esportiva genuinamente brasileira. Expressão de matrizes africanas com gênese em solo brasileiro, devido ao contexto da escravidão no período colonial português, apresenta em seu desenvolvimento uma trajetória marcada por diversos aspectos que merecem atenção das escolas e professores de educação física
Brasil. Ministério da Educação (MEC)
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, excetuando-se o uso comercial
Idioma | Tamanho do arquivo | Acessos |
---|---|---|
Português | 45.1 MB | 5314 |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!