16/02/2012
Educação Básica::Ensino Fundamental Final::Educação Física::Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Conhecer o voleibol como elemento da cultura do movimento humano, a partir de sua criação e evolução; Reconhecer as principais regras do jogo de voleibol, sua contextualização e adaptabilidade em situações específicas; Identificar os fundamentos do jogo do voleibol e suas variadas formas de execução, vivenciando e aplicando em situações de jogo
O professor necessita utilizar-se sempre da exposição dialogada, apresentando algumas questões que precedem a aprendizagem dos fundamentos técnicos do voleibol. Este fator torna-se importante para salientar aspectos que contextualizam o voleibol na perspectiva educacional do esporte. Entre vários, podemos citar os seguintes conteúdos: Voleibol como processo de cultura do movimento humano - O esporte como elemento de cultura. O homem cria e recria formas de utilização do movimento por meio de suas relações com o meio (físico, social e político). Assim surgiu e tem evoluído a prática do voleibol. Regras do voleibol e sua evolução - O aspecto fundamental das regras, oportunizando aos alunos o entendimento de que elas servem para sistematizar e, até mesmo, tornar o jogo do voleibol mais dinâmico. Apreensão das técnicas de movimentos - Os fundamentos básicos do voleibol: toque, saque, recepção de saque ou manchete, levantamento, cortada, bloqueio. Interação social - O voleibol como exemplo de atividade social, por ser um esporte essencialmente coletivo, e a importância deste princípio para o sucesso da equipe
Brasil. Ministério da Educação (MEC)
Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, excetuando-se o uso comercial
Idioma | Tamanho do arquivo | Acessos |
---|---|---|
Português | 43.715 MB | 6615 |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!