Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Visualizar Recurso
 
Experimento prático Caminho da eletricidade

28/03/2013


Ficha Técnica

Estrutura curricular

Educação Infantil::Natureza e sociedade::Os fenômenos da natureza

Objetivo

Observar e compreender o caminho pelo qual a eletricidade percorre

Descrição

Guia de experimento que permite compreender o funcionamento do caminho da eletricidade, utilizando uma lâmpada e uma pilha, é possível compreender que a eletricidade percorre um caminho pelos elétrons livres, que após certo tempo são empurrados por outros elétrons gerando uma corrente (caminho pelo qual percorre a eletricidade). Para realizar essa experiência são necessários dois tipos de materiais um que é para cada aluno possuir, que são: lápis,papel, plástico, isopor, pedaço de grafite e uma moeda. O outro material é: um reostato com três tipos de fios (cobre, níquel-cromo fino e níquel-cromo grosso), um pedaço de lata, um prego de ferro, uma lâmpada de 1,5 V, uma lâmpada de 220 V ou 110 V, 20 cm de barbante, 20 cm de fio de arame e dois pedaços de fio de cabinho

Observação

Experimento originariamente destinado à outros níveis de ensino, mas pode ser adaptado para a Educação Infantil

Autor

CDCC/USP

Fonte do recurso

http://www.cdcc.usp.br/exper/fundamental/roteiros/camel.pdf

Licença

Autorização por e-mail, dada pelo autor diretamente ao Ministério da Educação - MEC permite copiar, distribuir e exibir as obras sem o fim lucrativo


Idioma Tamanho do arquivo Acessos
Português 1.125 MB 2148
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opinião de quem acessou
Sem classificação
Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.