Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
Ver Recurso
 
Experimento prático Um golpe de vara

10/04/2013


Ficha Técnica

Estructura curricular

Educação Infantil::Natureza e sociedade::Os fenômenos da natureza

Objetivo

Observar o processo de inércia e de elasticidade dos sólidos

Descripción

Guia de experimento que permite observar como é possível fazer com duas taças que estão sustentando uma vara com uma agulha em cada ponta (a agulha está apoiada em cada taça), não se quebra ao receber um golpe de um bastão. A vara que recebeu o golpe se quebra ao meio, mas as taças continuam ilesas. Isso acontece porque a vara se deforma ao receber o golpe (por causa da inércia), fazendo com que as pontas se levantem, e se o golpe for suficiente forte a vara vai se quebrar antes que suas pontas toquem as taças. Para desenvolver essa experiência é preciso ter como material uma vara longa e fina de madeira não muito dura, duas taças de vidro, apoio para as taças, um bastão pesado e agulhas (pode ser substituídas por alfinetes)

Observación

Experimento originariamente destinado à outros níveis de ensino, mas pode ser adaptado para a Educação Infantil

Autor

Seara da ciência – Universidade Federal do Ceará

Fuente del recurso

http://www.seara.ufc.br/sugestoes/fisica/mec11.htm

Licencia

Autorização por e-mail, dada pelo autor diretamente ao Ministério da Educação - MEC permite copiar, distribuir e exibir as obras sem o fim lucrativo


Idioma Tamaño del archivo Visitas
Português 79 KB 2759
Opinión de quien visitó el recurso

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia comentarios o materiales indebidos

Opinión de quien visitó el recurso
Sem classificação
Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.