08/07/2008
Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Estudos literários: análise e reflexão
Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Literatura Brasileira
Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Análise linguística
Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação Básica::Ensino Médio::Língua Portuguesa::Linguagem oral: escrita e produção de texto
Divulgar a combinação entre música e poesia. Apresentar gêneros literários. Promover o hábito da leitura. Propor análise gramatical
Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa (BibVirt), entrevista o poeta César Magalhães Borges, em série dedicada a "Poesia". Cita Carlos Drummond de Andrade e seu estilo literário. Nesse episódio, César Borges recita o poema "Mosca", de sua autoria
Duração: 5 min. Apoio: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Esse recurso é dirigido para pessoas com necessidades especiais, principalmente, as com altas habilidades/superdotação. Colaborador(es): Sueli Lopes e Ana Paula Leite de Camargo (Apresentação); Sueli Lopes e Maria José Machado (Seleção de textos); André Luís Santos (Trilha sonora); Vagner de Paula (Sonoplastia)
Santos, Isabel Pereira dos
Camargo, Ana Paula Leite de
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/categorias_literarias/19_a_arte_de_entoar_versos
Os materiais de domínio público podem ser redistribuídos livremente, desde que não sejam alterados e que façam menção à Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa, com a sua respectiva URL e os dados sobre a obra. Já os materiais sob autorização podem ser utilizados apenas para fins pessoais/educacionais e não devem ser redistribuídos sem nossa permissão por escrito
Idioma | Tamanho do arquivo | Acessos |
---|---|---|
Português | 3.532 MB | 12846 |
Quatro estrelas 38 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/12/2013
Cinco estrelasLindo poema, ótima ferramenta para trabalhar a interdisciplinaridade no ensino fundamental, linda declamação, importante para prender a atenção dos alunos! Realmente é uma produção criativa e inteligente!!
26/10/2013
Quatro estrelasMuito legal de ouvir, interessante e portanto pode ser trabalhado como recurso interdiciplinar.
22/11/2012
Quatro estrelasmuito interessante o poema MOSCA cesar magalhães obarulho da masca que ele imita é bem legal
22/11/2012
Três estrelasO poema em si até que é pai d'égua,porém o zumbido como recurso foi que não encaixou na dinâmica do poeta.
22/11/2012
Cinco estrelas"Mosca" é um poema excelente para ser trabalhado tanto na educação básica, quanto na superior em qualquer área de estudo. Pois, favorece aos seus leitores e ouvintes as mais diversas interpretações, de acordo com a imaginação de cada um.
22/11/2012
Quatro estrelasMuito bom este poema sobre categorias literarias .Bom para se trabalhar com crianças de educação infantil ,explorando os animais nocivos.
22/11/2012
Cinco estrelasna minha opinhão o poema mosca pode ser trabalhao de diversas forma em sala de aula pela riqueza de conteudo que o mesmo proporciona.
18/10/2011
Cinco estrelasmuito interessante,pois nós leva a imaginaçao,transporta para um uiniverso bem leve ,porque conforme o professor recita muito bom gostei muito paŕabens
17/10/2011
Quatro estrelasO exemplo da poesia é interessante, muito bacana para trabalhar com as crianças dos anos inicias do ensino fundamental.
15/02/2011
Três estrelasO poema de Cesár Magalhães "Mosca", é muito interesse, visto que dentro de um processo de ensino-aprendizagem pode ser utilizado como ferramenta instrucional em várias áreas do conhecimento. No caso da Biologia seria interessante trabalhar a classe a que pertence este animal e quais consequências este pode trazer a saúde da população. Outra forma, está relacionada o por que dela (mosca) a nossa volta, visto que todo ser vivo têm um papel importante nos ecossistemas.
22/01/2011
Cinco estrelasMuito bom este episódio sobre Categorias Literárias... visitei pois sou tutora do Curso Tecnologias na Educação e meus professores cursistas estarão visitando o Portal e fazendo comentários por aqui.
01/11/2010
Cinco estrelasO Poeta César Magalhães Borges retrata através do Poema Mosca a relação que ela estabelece com as pessoas a sua volta, subjetivando sua fala. Um poema que pode ser trabalhado em biologia, arte e muitas áreas do conhecimento. Parabéns
07/10/2010
Quatro estrelasCesár Magalhães Borges autor da porsia A Mosca,desperta os leitores que para voçê despertar o intersse para a leitura de uma poesia voçê precisa ter sintonia com a leitura e ler com simtonia dando tom e rítmo a leitura.O tom e o ritmo que fazemos a leitura nos desperta para o interesse e entendimento da poesia que estamos lendo da mesma forma que o tom e o ritmo da música nos atrai assim também acontece com a leitura precisamos entrar em sintonia com o que estamos lendo.
24/09/2010
Três estrelasAchei muito interessante este poema e principalmente a forma de ser declamado,fazendo com que nos cause até uma certa irritação com o barulhinho da mosca. Pode ser uma uma forma interessante e divertida para provocar a alunos e alunas trabalharem com onomatopéia.
10/09/2010
Quatro estrelasA poesia tem a magia de nos tranportar para um mundo único, este então... nos envolve, nos envolve, nos leva e traz de volta... Simples, profundo, sonoro. Adorei!!!
29/08/2010
Cinco estrelasO poeta tem toda razão quando fala que a poesia e a musica são artes irmãs, ritmos e combinações sonoras. Tem que haver um arranjo múltiplo entre as palavras. Ele foi muito iluminado no momento de compor o poema, rico possibilidades de sons que demonstra musicalidade, mostra para o aluno o sentido figurado na poesia trabalha gênero literário de forma divertida e atrai a tensão dos alunos. As onomatopéias enriquecem mais o texto e prende a tensão das crianças principalmente da Educação Infantil
28/08/2010
Cinco estrelasA forma como é "cantado" o poema "Mosca" nos faz "voar" pelo campo da imaginação e viver as palavras ditas em sua essência...uma a uma. O autor, brilhantemente, se utiliza de onomatopeias, brinca com as palavras e nos envolve de maneira simples como o voo de uma mosca.
28/08/2010
Cinco estrelasA arte de entoar as palavras do poema "Mosca", foi brilhantemente elaborada pelo professor César M. Borges. Essa demonstração é um excelente exemplo para levarmos para as salas de aula como forma de valorizar as características mais "marcantes" de um poema: a musicalidade e o arranjo entre palavras. Parabéns ao autor pela composição! Professora Miriam Dutra
02/08/2010
Cinco estrelasO recurso disponibilizado por meio do audio, declamado pelo próprio autor desperta no ouvinte uma acessibilidade à tematica abordada, ao poeta em questão e, principalmente, a interação da subjetividade com a objetividade.Gostei muito.
22/07/2010
Quatro estrelasParabéns ao poeta! É muito rico este poema, as palavras são encantadoras.
06/06/2010
Cinco estrelasMuito interessante. É incrível como música e poesia faz bem aos ouvidos de quem ouvi. Parecer real a imagem que se cria na nossa quando podemos juntar esses fatores. Acreditamos ser de grande valia para o processo de ensino e aprendizagem. precisamos lançar mão dessas novas formas e fonte educacionais para estimularmos nossos alunos especiais ou não, e deixar que recriem os próprios conhecimentos a partir de uma poeisa tão bem interpretada quanto essa.
05/06/2010
Quatro estrelasSem sombra de dúvidas o poema é muito bom, pois o autor brinca com as palavras de forma sutil, especialmente quando recitou com tons/ sons apropriado e criativo, além do que para se trabalhar com jovens e adolescentes é importante nos apropriarmos de mecanismos e/u estratégias que os atraiam. Abs. Socorro Silva.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom para trabalhar com figuras de linguagem e entonação de leitura de poemas. O autor consegue transmitir sentimento através de sua declamação, podemos até imaginar a cena. PARABÉNS !!!
24/03/2010
Cinco estrelasO poeta César Magalhães Borges, foi muito feliz quando teve a inspiração para compor MOSCA. Poema rico por sua possibilidade de abordagem de uma gama muito grande de conteúdos como, por exemplo, ortografia e figuras de linguagem. PARABÉNS!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito lindo o poema, mais ainda quando é declamado!! Parabéns!!! Realmente é uma produção criativa e inteligente!!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom criativo e principalmente sugestivo a partir deste, surgiu mais uma maneira prazerosa para trabalhar os generos literarios de forma atrativa com os alunos. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei formidável da maneira que Cesar recita e e leva a vivenciar vai a trajetória da mosca. Relacionei na construção de uma prova contextualizada trabalhado sobre a vida da mosca ( modo geral) -Conteúdos Metodológicos d e Ciências.
24/03/2010
Cinco estrelasÉ formidável como essa poesia com seu jogo de palavras comparou uma pessoa inconveniente a uma mosca não menos inconveniente! Parabéns ao poeta!
24/03/2010
Cinco estrelasÉ um ótimo recurso para se trabalhar a literatura e o português. mostrar para o aluno o sentido figurado das palavras na poesia, e a interpretação do poema. Brincando com as palavras, o poeta consegue mostrar em ritmos e rimas, sentimentos ocultos que engrandecem o poema.
24/03/2010
Quatro estrelasDesde já venho parabenizar os professores por conseguir trazer para âmbito escolar poesia junto com musica, no entanto, faço uma ressalva, ao trabalhar com autores como Carlos Drummond de Andrade, deve-se em primeiro lugar oferecer subsídios teóricos para os alunos, de modo que possam entender sobre as obras do autor e não deixar de relacionar o conteúdo com os conhecimentos prévios dos alunos, e por extensão, sempre buscar interagir escola e sociedade.
24/03/2010
Cinco estrelasO poema "Mosca" recitado demostra toda a musicalidade que existente nele, as onomatopéias enriquecem ainda mais o texto, e contribue para familiarização das pessoas de diferentes idades com esse gênero textual.
24/03/2010
Quatro estrelasEsse trabalho e grande importância pois abange várias disciplinas sendo um material interdisciplinar, podendo ser trabalhado na área de língua portuguesa e a Educação Especial com as crianças com necessidades especiais.
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito criativo o poema. Há toda uma simplicidade naquilo que para um primeiro olhar nos parece comum e corriqueiro, mas o autor brinca com as palavras de tal maneira que é possível sentir exatamente a cena de uma mosca a voar entorno da gente. Incrível que uma cena banal do cotidiano possa assumir uma musicalidade e poesia com tanta inspiração.
24/03/2010
Três estrelasBastante interessante a entrevista , pode-se trabalhar não só em Língua Portuguesa, mas também dentro de biologia, na aula sobre a classe que a mosca pertece, seus hábitos, etc.
24/03/2010
Três estrelasesse poema serve para se trabalhar muitas coisas ,uma delas é a questão da pessoa com necessidade especial e o envolvimento que a familia tem que ter que as vezes por querer ajudar demais até sufoca a pessoa . esse é um assunto que deveria ser muito discutido, principalmente nas reuniões com pais da escola.
24/03/2010
Três estrelasProfª Silvana, muito interessante seu comentário, havia pensado apenas no trabalho com onomatopéias, desde a Ed Infantil.
24/03/2010
Cinco estrelasMagnífico, com essa idéia poderemos encrementar na hora de trabalhar os gêneros literários, figuras de linguagens e também, como o próprio tema trás: a arte de entoar versos, isso é uma habilidade muito importante para trabalhar aquela inibição de recitar e ainda apaixonar nossos alunos através de um fazer liteário criativo e dinâmico.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei sua aula porque leva o educando a perceber as diferenças entre a música e a literatura. Muito interessante.