Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dialogando com a poesia

 

15/08/2009

Autor e Coautor(es)
ELOISA MENEZES PEREIRA
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

EEEF Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interpretar e compreender o que o poeta pretende com as palavras-chaves do texto

-Sensibilizar-se com a leitura de um texto poético

-Conhecer o mundo através das experiências

-Brincar com as palavras criando textos e contextos

-Identificar  o parágrafo   de maior interesse

-Fazer da poesia motivo de apreciação lúdica e de produção de intertextualidade.

- Discernir o significado das palavras com sons e grafias  semelhantes .

Duração das atividades
4 a 6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estrutura linear do texto,clareza e fluência.

A palavra e seus variados significados

Textos relacionados à realidade do aluno,leituras variadas de textos poéticos.

Produção textual individual e em pequenos grupos

Atividades com palavras parônimas,homônimas,parlendas e acrósticos

Estratégias e recursos da aula

 Ao estabelecer o objetivo do conteúdo a ser desenvolvido  o professor questionará sobre  o gostar de poesias e como construí-las.

Solicitará que  transcrevam algumas poesias  criadas ou transcritas e que as leem para   a turma para apreciação.

Selecionará  as  mais  interessantes,detectadas pelos alunos, e assim,iniciaremos a prática do  planejamento sobre o poetar...

O adolescente observará os  versos rimados,metafóricos. Fará uma relação dos verbos usados  com seus complementos(objetos direto,indireto).

 Haverá distribuição aleatória de textos poéticos,em grupos pequenos e farão uma    leitura silenciosa e após, oral.

Terão  questionamentos sobre o tema dos textos,os significados de palavras estranhas à fala dos alunos ,rimas, sentimentos relevantes apontados nos  poemas e a associação do título com o tema.

Cada grupo produzirá jogos de caça-palavras referentes ao poema produzido,em papel jornal.Colocarão palavras do poema com as letras espalhadas, e os colegas terão que encontrar  a quantidade de palavras solicitadas,ou relacionando-as ou pintando-as)

As atividades criadas serão imprimidas e repassadas aos demais grupos.

Serão explorados  os motivos diagnosticados para que haja uma aprendizagem prazerosa,lúdica e inovadora.

As poesias serão expostas no mural da sala de aula para que,no recreio,sejam visitadas pelos demais colegas.

Recursos Complementares

Links e blogs poéticos  sugeridos  pela professora

Leitura oral desses textos consultados

Discussão dos temas propostos

Comentário sobre o contexto

Análise interpretativa do conteúdo

Registro de críticas, descobertas, curiosidades, sugestões.

Organização de um  mural para expor os textos lidos e avaliados.

Avaliação

Avaliação: Será considerada produtiva , se os alunos demonstrarem interesse pela leitura e manifestarem vontade de poetar.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 0/5 - 0%
  • Quatro estrelas 5/5 - 100%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marilia de Almeida Lins Alves, Colégio Francisco Nobre de Almeida , Pará - disse:
    marilialinsalves@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Acredito que intensificar aula desse nivel em ensino fundamental ajuda alunos de ensino médio a desenvolverem o conteúdo de língua portuguesa de maneira mais consistente, podendo até ser adaptada ao nível médio. Parabéns as condições e possibilidades são muito boas. Gostei!


  • Eloí, EEEF> C.Genro , Rio Grande do Sul - disse:
    loibatista@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito, a aula tem um apanhado sequencial didático, (planejamento antecipado) bem interessante. Cada etapa está bem organizada para a Sequência Didática. Assim, gostaria de propor que, Uma oficina de poesia usando a Biblioteca, ou a Internet. Se interessar mando mais... Eloí


  • Márcia Oliveira Santos Fraga, EEEFM MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA RABELO , Rondônia - disse:
    mosfraga@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula é muito interessante. Sempre achei que através da poesia "mundos" seriam descobertos e explorados. Parabéns, professora!


  • Neide Oliveira, EEEF AAA da Motta e Silva , Rio Grande do Sul - disse:
    neide40@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Desta aula poderemos cria outra com os mesmos objetivos. Aula interessante.


  • Patricia Menezes pereira, EEEF AAA da Motta e Silva , Rio Grande do Sul - disse:
    p.patricia2005@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei dessa aula por que usa-se a poesia para tecer a gramática, a leitura e a produção textual.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.