12/11/2009
Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1. Analisar a dinâmica do grupo de sala de aula estabelecendo relações com as características de alguns animais.
2. Identificar os aspectos favoráveis e desfavoráveis para a convivência cotidiana do grupo de alunos no contexto escolar.
3. Propor ações de mudanças em relação aos aspectos desfavoráveis visando ao desenvolvimento grupal.
Comentários para o professor:
Para o desenvolvimento da aula sobre convivência grupal, foi feita a opção de se trabalhar com imagens visuais, no sentido de se estabelecer uma analogia entre o comportamento animal e o contexto grupal. A representação imagética possibilita aos alunos um novo olhar, sentir, refletir e agir em relação ao grupo. Constitui-se, ainda, em uma experiência que proporciona a compreensão de que cada um é uma pessoa única, singular, com idéias próprias, mas que também pode ter opiniões semelhantes em relação à(s) imagem(ens) representativas do grupo. Além disso, a partir das analogias estabelecidas, potencializam-se as discussões acerca do funcionamento e organização do grupo, com suas facilidades e dificuldades de convivência, explorando possibilidades de mudanças, o que contribui para o crescimento de cada um e do grupo como um todo.
Momentos da aula:
1º Momento: Alunos sentados em círculo. O professor deverá apresentar as imagens dos seguintes animais: formigas, macaco, coelha com filhotes, tartaruga, elefante, papagaio, leão, coruja, cachorro, borboleta, colocando-as, uma a uma, no centro do círculo, para que todos possam vê-las. Em seguida, dizer: Se este grupo fosse um animal, que animal seria? Cada aluno deverá escolher uma das imagens que para ele representa o grupo como um todo, justificando por escrito a sua escolha (Professor, pode-se considerar a necessidade de algum aluno escolher mais de um animal que complemente a sua representação do grupo).
1)
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_OT-t3aeB9kc/Rzgn7en8BEI/AAAAAAAAADI/s0gk-e6bW3o/s400/040725_formigas.gif
2)
Fonte: http://macacoted.files.wordpress.com/2008/08/macaco-rindo.jpg
3)
4)
Fonte: http://reinosdanatureza.com/FAnimais/Repteis/Tartaruga.jpg
5)
Fonte: http://animaisdomundo.com.sapo.pt/images/Africa/elefante.jpg
6)
Fonte: http://1.bp.blogspot .com/_iqtIeHiVbJo/SA Ts7R5Bo1I/AAAAAAAAARQ/cy5pRkWsWvY/s320/papagai o.jpg
7) < /p>
Fonte: http://img33.picoodle.com/img/img33/8/6/26/f_lion13m_983072e.jpg
8)
Fonte: http://www.cactos.com.br/br/images/aves/555x375_coruja_buraco.jpg
9)
Fonte: http://www.blogdicas.com.br/fotos/2007/09/cachorro-engole-wii-remote-nos-usa.jpg
10)
Fonte: http://cintia1971.files.wordpress.com/2008/11/borboleta.jpg
2° Momento: Na sequência, solicitar que cada aluno diga o animal escolhido e que leia as justificativas referentes à(s) escolha(s) feita(s). (Professor, as falas produzidas individualmente, a partir das imagens dos animais, revelam a forma como este grupo está sendo percebido, os seus mecanismos de interação, as facilidades e as dificuldades presentes nas relações cotidianas do grupo).
3° Momento: Segue-se a discussão grupal, para consenso acerca da(s) imagens(s) que melhor representa(m) o grupo e o porquê desta(s) escolha (s). A partir deste debate, os alunos e o professor analisam os aspectos que favorecem e fortalecem o convívio grupal e os que têm dificultado a convivência diária na sala de aula e em outros espaços da escola. Além disso, abre-se espaço para propor ações de mudanças quanto aos aspectos desfavoráveis ao convívio grupal.
Professor, para enriquecimento da aula, você poderá utilizar um vídeo divertido da música Bichos, do CD A Casa Amarela de Ivete Sangalo e Saulo, acessando o sítio
http://www.youtube.com/watch?v=Wq6JFY_y0zQ&feature=related
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação nas atividades propostas. Em que a atividade contribuiu para ampliar a percepção acerca do funcionamento do grupo.
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade de perceber a si mesmo e ao grupo, de fazer escolhas e de estabelecer analogias.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!