Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Convivência grupal: um desafio?

 

12/11/2009

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Analisar a dinâmica do grupo de sala de aula estabelecendo relações com as características de alguns animais.
2. Identificar os aspectos favoráveis e desfavoráveis para a convivência cotidiana do grupo de alunos no contexto escolar.
3. Propor ações de mudanças em relação aos aspectos desfavoráveis visando ao desenvolvimento grupal.

Duração das atividades
Aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
                   


Comentários para o professor:
Para o desenvolvimento da aula sobre convivência grupal, foi feita a opção de se trabalhar com imagens visuais, no sentido de se estabelecer uma analogia entre o comportamento animal e o contexto grupal. A representação imagética possibilita aos alunos um novo olhar, sentir, refletir e agir em relação ao grupo. Constitui-se, ainda, em uma experiência que proporciona a compreensão de que cada um é uma pessoa única, singular, com idéias próprias, mas que também pode ter opiniões semelhantes em relação à(s) imagem(ens) representativas do grupo. Além disso, a partir das analogias estabelecidas, potencializam-se as discussões acerca do funcionamento e organização do grupo, com suas facilidades e dificuldades de convivência, explorando possibilidades de mudanças, o que contribui para o crescimento de cada um e do grupo como um todo.


Momentos da aula:

1º Momento: Alunos sentados em círculo. O professor deverá apresentar as imagens dos seguintes animais: formigas, macaco, coelha com filhotes, tartaruga, elefante, papagaio, leão, coruja, cachorro, borboleta, colocando-as, uma a uma, no centro do círculo, para que todos possam vê-las. Em seguida, dizer: Se este grupo fosse um animal, que animal seria? Cada aluno deverá escolher uma das imagens que para ele representa o grupo como um todo, justificando por escrito a sua escolha (Professor, pode-se considerar a necessidade de algum aluno escolher mais de um animal que complemente a sua representação do grupo).

1)

Formigas

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_OT-t3aeB9kc/Rzgn7en8BEI/AAAAAAAAADI/s0gk-e6bW3o/s400/040725_formigas.gif

2)

Macaco rindo

Fonte: http://macacoted.files.wordpress.com/2008/08/macaco-rindo.jpg

3)

Coelho e filhotes

Fonte: http://www.evisos.com.br/images/advertisements/2009/03/20/vende-se-lindos-filhotes-de-coelho-fuzzy-lop_3dc757f_3.jpg

4)

Tartaruga 2

Fonte: http://reinosdanatureza.com/FAnimais/Repteis/Tartaruga.jpg

5)

Elefante


Fonte: http://animaisdomundo.com.sapo.pt/images/Africa/elefante.jpg

6)

Papagaio

Fonte: http://1.bp.blogspot .com/_iqtIeHiVbJo/SA Ts7R5Bo1I/AAAAAAAAARQ/cy5pRkWsWvY/s320/papagai o.jpg

7) < /p>

Leão

Fonte: http://img33.picoodle.com/img/img33/8/6/26/f_lion13m_983072e.jpg

8)

Coruja

Fonte: http://www.cactos.com.br/br/images/aves/555x375_coruja_buraco.jpg

9)

Cachorro

Fonte: http://www.blogdicas.com.br/fotos/2007/09/cachorro-engole-wii-remote-nos-usa.jpg

10)

Borboleta

Fonte: http://cintia1971.files.wordpress.com/2008/11/borboleta.jpg


2° Momento: Na sequência, solicitar que cada aluno diga o animal escolhido e que leia as justificativas referentes à(s) escolha(s) feita(s). (Professor, as falas produzidas individualmente, a partir das imagens dos animais, revelam a forma como este grupo está sendo percebido, os seus mecanismos de interação, as facilidades e as dificuldades presentes nas relações cotidianas do grupo).

3° Momento: Segue-se a discussão grupal, para consenso acerca da(s) imagens(s) que melhor representa(m) o grupo e o porquê desta(s) escolha (s). A partir deste debate, os alunos e o professor analisam os aspectos que favorecem e fortalecem o convívio grupal e os que têm dificultado a convivência diária na sala de aula e em outros espaços da escola. Além disso, abre-se espaço para propor ações de mudanças quanto aos aspectos desfavoráveis ao convívio grupal.

Recursos Complementares


Professor, para enriquecimento da aula, você poderá utilizar um vídeo divertido da música Bichos, do CD A Casa Amarela de Ivete Sangalo e Saulo, acessando o sítio
http://www.youtube.com/watch?v=Wq6JFY_y0zQ&feature=related

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.


Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação nas atividades propostas. Em que a atividade contribuiu para ampliar a percepção acerca do funcionamento do grupo.


Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade de perceber a si mesmo e ao grupo, de fazer escolhas e de estabelecer analogias.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.