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JOGO DA TABUADA: SORTE OU AZAR

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O/A aluno/a poderá desenvolver o raciocínio lógico matemático e a concentração, aprimorar sua rapidez de reação, memorizar conteúdos, por exemplo: fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação ou divisão;aprender a calcular os fatos fundamentais, utilizando o cálculo mental, estratégias pessoais e procedimentos de cálculo. Poderá ainda, sistematizar a resolução de problemas que envolvam diferentes conceitos (subtração, adição, multiplicação e divisão).

Duração das atividades
Aproximadamente 120 minutos – duas (2) aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o/a aluno/a saiba distinguir os diferentes conceitos e utilizações das operações de adição, subtração, divisão e multiplicação; identificar e registrar numerais de 1 a 1.000, bem como a quantidade que cada um representa.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a providencie um espaço, que poderá ser a própria sala de aula, desde que seja possível trabalhar em grupos.
Providencie também um desenho de um animal, por exemplo: um caracol que tenha em suas costas várias casas que indiquem quantas poderá caminhar. Dentre elas deverá estar escrito: partida, jogue novamente, volte duas casas, você não participará da próxima jogada, volte os pontos do dado duas vezes, avance os pontos do dado duas vezes, responda uma pergunta de cada participante, sorteie uma pergunta (escrever mais de uma vez), chegada.
Elabore questões para trabalhar com os/as alunos/as, estas deverão estar de acordo com conteúdos trabalhados em sala de aula. Você deverá escrevê-las em pequenas tiras para que o/a aluno/a possa sortear e colocá-las em uma caixinha ou saquinho que não permita serem vistas.
Forneça para cada equipe: dado, lápis, borracha e papel a fim de que os/as participantes resolvam suas questões.

Veja como fiz o desenho de um caracol.

Tabuada3

Aula 1: Uma  aula de 60 minutos

Para jogar siga as instruções abaixo:

Divida os/as alunos/as em equipes de cinco elementos. Entregue a cada equipe o material necessário inclusive uma caixa contendo perguntas e/ou situações-problema.
Cada equipe deverá receber o desenho de um caracol com algumas instruções escritas nas diversas casinhas desenhadas em suas costas, com as sugeridas anteriormente. Receberá também um dado que irá jogar para orientar a caminhar o número de casas que representará a quantidade tirada e também lápis, papel e borracha para resolver as questões sorteadas retiradas de uma caixinha. As questões elaboradas deverão versar sobre os diferentes conteúdos matemáticos que já foram trabalhados.
O caracol é um jogo de tabuleiro, com pedras e dados, assim, o/a aluno/a lança um dado e o número sorteado indica quantas casas vai andar. Dependendo de onde cair, o/a participante deverá responder questões sobre operações de tabuada. A pergunta poderá ser feita por outro/a jogador/a ou sorteada numa porção de fichas previamente preparadas por você. Cada vez que acertar, avance uma casa ou o número indicado em sua jogada. Se errar, fica onde está ou volta ao número indicado em sua jogada. Ganha quem chegar primeiro à última casa.
Informe ao grupo que as questões deverão ser corrigidas pelo próprio grupo, caso seja necessário deverão lhe consultar.
Permita que os/as alunos/as decidam quem será o/a primeiro/a, o segundo e sucessivamente o quinto a lançar o dado.

 

Aula 2: Uma aula de 60 minutos

Registrando


Professor/a oriente os/as alunos/as a registrarem a atividade no caderno de Matemática. Deve conter: o nome da atividade e os objetivos propostos. Escreva na lousa algumas das situações problemas retiradas da caixinha e peça que os/as alunos/as resolva-as, se preferir poderá fazer o registro em duplas, grupos de três ou mais elementos, assim um/a poderá ajudar o outro/a. Veja s exemplos de algumas situações: descubra qual é o triplo de sessenta e seis reais; qual é o quádruplo de 99; escreva por extenso o resultado da metade de seiscentos.
Você também poderá registrar as questões que cada participante sorteou e sua resolução. Aproveite para trabalhar conteúdos diversificados: armar as operações, escrever nomes dos termos, resolver situações problemas, contar de 2 em 2, 3 em 3, identificar números pares, impares, dobro, triplo, quádruplo, metade, frações, sistema monetário, dentre outros.
Professor/a não se esqueça de pedir que os/as alunos/as registrem sua opinião, sobre a atividade, inclusive possíveis dificuldades encontradas. Estas dificuldades, se aparecerem poderão ser relativas aos conteúdos ou até mesmo as rela ções interpessoais. Se esta última aparecer, convide os/as alunos para fazerem uma rodinha de conversa (assentem no chão em roda e conversem expondo suas dificuldades, colegas que não conseguiram respeitar a dificuldade ou ansiedade de outros colegas. Estimule os/as alunos/as a conversarem, seja o/a mediador/a da situação, exponha seu pensamento e elabore questionamentos quando necessário. É sempre bom enfatizar o respeito que se deve ter com nossas fragilidades e com as do outro, o saber ganhar e perder, a necessidade de alguns/as de terem um tempo maior que outros para aprender).

Sugestão de variações para o desenvolvimento da aula


Esta atividade também poderá ser trabalhada em duplas. A caixinha com as perguntas poderá ser de uso comum, neste caso deverá ser providenciado um número maior de questões. O espaço das casinhas do caracol onde estão escritas as ordens poderá ser móvel, ou seja, ao desenhar você poderá fazer peças do mesmo tamanho da original e substituir as mesmas na medida em que acontecer o jogo ou cada vez que for jogar. Exemplo: no espaço que está escrito avance os pontos do dado duas vezes, escreva avance os pontos do dado três vezes ou mais de acordo com o objetivo que você se propõe a trabalhar.
Esta atividade poderá ser utilizada em diferentes conteúdos, desde que sejam elaboradas questões sobre os mesmos.

Importante

Elabore questões possíveis de serem respondidas rapidamente e também algumas que requerem maior concentração do/a aluno/a. Reforce a possibilidade de consultar o/a professor/a quando sentir dificuldade. Professor/a sempre que possível faça novos questionamentos para que o/a participante chegue à resposta desejada. Trabalhe sempre com a ideia de resolver com, não resolver para.

TABUADA2

Foto 1 - Atividade Jogo da Tabuada: Sorte ou azar.  Realizada com alunos(as) da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto

Fonte: Acervo da professora

Avaliação

Professor/a avalie a atividade durante seu desenvolvimento, ou seja, observe nos/as alunos/as, reações de ansiedade, nervosismo, agilidade, dentre outras. Outra forma de avaliar solicite que reflitam sobre a atividade tentando dizer o que acharam da mesma. Peça que tenham como subsídios as dificuldades e facilidades encontradas em cada situação problema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
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  • Uma estrela 0/7 - 0%

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Opiniões

  • gisela de matos diniz, EMEB Prefessora Patrícia Fernandes Roffes , Espírito Santo - disse:
    giseladd.@hotmail.com

    25/08/2013

    Quatro estrelas

    muito legal ,gostei e vou aplica-la em sala de aula


  • Kátia Prates, Escola:Paulo Umbelino Ferreira , Pará - disse:
    katiatsprates@hotmail.com

    27/10/2012

    Cinco estrelas

    Amei!!!!!!!!!!!!!Essa Atividade!!!!!!!!!!


  • Cláudia, Prefeitura de rio bonito , Rio de Janeiro - disse:
    cauzinhafialho@hotmail.com

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    Como obter o molde deste jogo ? Parece ser muito bom!!!


  • Maria Penteado, Escola M. Teotônio Vilela , Paraná - disse:
    mariaferpenteado@hotmail.com

    07/09/2011

    Cinco estrelas

    Excelente. A aprendizagem de maneira lúdia é tudo o que os alunos precisam. Aprender brincando é tudo de bom. Parabéns pela criatividade.


  • Antonio José, ARY GOMES CORONEL , São Paulo - disse:
    tonny.ajs@gmail.com

    19/05/2011

    Quatro estrelas

    por favor, como obter o molde do coracol, obrigado


  • Flávia Isaura, Esola Muniipal Adelina Maria , Sergipe - disse:
    flavia9093@hotmail.com

    16/02/2011

    Cinco estrelas

    muito interessante, os alunos adoram e sem falar que aprende muito mais rapido e sem o drama de que matemática é um bicho de 7 cabeça!!!


  • VANESSA, Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais - escola mun. Almir Ferraz , Paraná - disse:
    vanessaguiotto@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O jogo é bastante interessante, uma vez que favorece a aprendizagem por se tratar de trabalhar conceitos através do lúdico.


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