Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Handebol> viajando na história

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula, os alunos poderão compreender o fenômeno esportivo que é o handebol, assim como, sua história, seus locais de prática, algumas técnicas e regras.
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; 1 (uma) aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

O professor necessitará de um espaço gramado, ou mesmo um espaço diferente de uma quadra, mas se não for possível poderá dar a aula em uma quadra mesmo. 

Atividade 1

O Professor deverá trabalhar um pequeno texto com seus alunos:

"A 1ª Guerra Mundial (1915-1918) foi um período decisivo para o desenvolvimento do Handebol, foi quando Max Heiser um professor de ginástica em Berlim (Alemanha) criou um jogo ao ar livre (campo) para as operárias da Fábrica Siemens, derivado do "Torball". Ao fim da Guerra, quando os homens começaram a praticá-lo o campo foi aumentado para as medidas do futebol".

 Após a guerra (1919) o Torball teve suas regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica e o seu nome alterado para “Handball”. O jogo era praticado no campo com 11 jogadores para cada equipe em um campo de Futebol. Em 1920 o Handebol tornou-se desporto oficial na Alemanha.

 

Após a leitura do texto o professor deverá levantar a seguinte pergunta:

Se o handebol começou a ser jogado em campos, porque hoje ele é jogado em quadras?

Criando um diálogo com os alunos, o professor deverá atentá-los para a questão do inverno europeu e ainda pela grande expansão do futebol pelo mundo. Onde o handebol perdeu espaço para o futebol nos campos e foi para quadra também para fugir da neve no inverno.

Vocês acham que foi bom para o handebol  migrar  do campo para quadra?

Outra questão para se levantar com os alunos, é sobre a quantidade de jogares ou a popularidade do esporte, que historicamente perdeu não só espaço para o futebol, mas também adeptos.

 

O handebol hoje é somente praticado em quadras?

 O professor deverá comentar sobre o “Beach Handball” ou Handebol de Areia que também é um esporte regulamentado.

Atividade 2

A segunda atividade, já na área escolhida para fazer a parte prática da aula, o professor deverá reproduzir o jogo de handebol como era no inicio de sua história, ou seja, equipes de 11 onze pessoas se o espaço permitir se ficar apertado tentar se aproximar de onze para cada lado. Sendo que uma pessoa de cada equipe será o goleiro, o jogo se dará como o futebol. Só que a condução, os passes e os arremates para o gol serão todos com as mãos.

Na figura abaixo: não é time de futebol! Apesar da grama se trata mesmo é da seleção da Alemanh a de handebol entrando em campo na final das Olimpíadas de Berlim, em 1936

undefined

http://handebolbh.wordpress.com/2009/05/

Iniciar o jogo sem comentar nenhuma regra com os alunos, a não ser os atos de brutalidade. Com o decorrer do jogo os próprios alunos perceberão a necessidade das regras para melhor desenvolvimento da partida, exemplo:

Sem regras definidas, um aluno pode pegar a bola em seu campo de defesa e correr abraçando a bola até o gol do outro lado do campo. Por isso surgirá a necessidade de regras ao jogo.

A primeira regra, seria a dos três passos, mesmo sem quicar a bola por ser uma área gramada o aluno que estiver com a bola deverá passar ou arremessar para o gol em até três contatos de seus pés com o chão.

Segunda regra, a bola tocar nos membros inferiores do corpo, ou seja, será proibido o chute na bola assim como qualquer toque intencional ou não intencional da bola na perna do aluno.

Ao decorres da partida poderá aparecer à necessidade de mais algumas regras e o professor deverá avaliar se será necessário ou não incluir mais uma regra ao jogo.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita ao final da aula, discutindo com os alunos:

A atividade prática consolidou a compreensão do modo em que o handebol se desenvolveu historicamente?

Como foi a participação das meninas no jogo, o contato com os meninos, a velocidade a força dos arremessos, entre outras coisas, foi legal?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Douglas Freitas Delgado, UFJF , Minas Gerais - disse:
    doug_ufjf@hotmail.com

    04/05/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito boa. Excelentes exercícios. Parabéns... Eu to no 1º período de Educação Física, mas é sempre bom ir pesquisando e aprimorando os meus conhecimentos. Sorte que encontrei esse artigo. Parabéns mesmo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.