19/10/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Com esta aula, por meio das atividades sugeridas, irá discutir a participação das mulheres em jogos e outras atividades sociais, de modo a debater sobre questões sobre exclusão e preconceito nas questões de gênero.
Aplicar anteriormente em sua turma o plano chamado “Handebol> viajando na história”.
Está aula poderá ser aplicada no espaço das aulas de Educação Física, de preferência em uma quadra.
Atividade 1
Discutir se há exclusão, pré-conceito das meninas nos jogos com meninos? Por quê? Lembrando que existe sim uma diferença hormonal entre os sexos, que deixa o homem mais forte, mas será que este é o único motivo para supressão das mulheres?
A partir das opiniões levantadas, o professor deverá levantar com alunos uma discussão sobre a função da mulher na sociedade e no mercado de trabalho. Apontado os novos postos que as mulheres vêm ocupando, e ainda, o papel de formação geral da escola, que passa pela formação do trabalhador no mercado de trabalho.
Atividade 2
O professor deverá promover um alongamento no centro da quadra, onde hora uma menina cria um exercício, ora um menino cria outro.
No centro da quadra, posicionar duas filas, cada uma virada para um gol. Em um primeiro momento as filas são divididas por gênero, meninas de um lado e meninos do outro, depois de algum tempo, misturar as filas.
Cada fila deve conduzir a bola quiquando até um determinado ponto e cumprir um arremesso de forma livre, pegar a bola e entregar para o próximo da fila e ir para o final da mesma.
http://www.efdeportes.com/efd93/handebol.htm
Ativida de 3
O professor deverá propor a formação de duplas mistas. Cada dupla devera proteger um cone e com uma bola atacar os cones das outras duplas. A dupla que conseguir chegar ao final com cone em pé vence a disputa.Cone
http://www.raiapar.com.br/fotos/Equipamentos%20Seguranca/cones_sinalizacao_CG70015.jpg
Se o professor não tiver cone para a atividade, poderá utilizar garrafa “pet” 2 (dois) litros de refrigerante vazia ou qualquer outro objeto que sirva como base.
Atividade 4
O professor deverá dividir a turma em dois grupos, e cada grupo deverá formar o maior numero de duplas mistas o possível. Serão distribuídos aos times coletes, se não tiver coletes, usar camisas velhas, que funcionarão como uma espécie de “rede” para segurar a bola, ou seja, cada um da dupla segura um lado do colete, colocando a bola no meio.
O objetivo do jogo e a troca de passes de colete para colete, até o arremesso ao gol.
Obs. não é permitida a entrada dos alunos na área, assim como, não existe goleiro, vence a equipe que marcar mais pontos.
Discutir com os alunos como foi a participação dos homens e a das mulheres nas atividades propostas.
Levantar se durante as atividades, houve coerência com as opiniões levantadas no início da aula.
Discutir se as atividades esportivas devem ou não ser de forma mista (homens e mulheres).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!