Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BINGO COOPERATIVO

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O/A aluno/a poderá desenvolver raciocínio lógico matemático, aprimorar sua rapidez de reação, memorizar fatos fundamentais da multiplicação, aperfeiçoar a leitura e escrita de numerais além de interagir com colegas.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o/a aluno/a consiga distinguir os diferentes conceitos e utilizações da operação de multiplicação, seja capaz de identificar e registrar numerais de 1 a 9000, bem como a quantidade que cada um representa e sua escrita numérica.

Estratégias e recursos da aula
                 

Professor/a providencie um espaço, que poderá ser a própria sala de aula, desde que seja possível trabalhar em duplas.
Se você tiver acesso ao Laboratório de Informática convide seus/suas alunos/as para utilizarem um software que trabalha diferentes conteúdos curriculares, dentre eles a multiplicação. Sugiro o Software Educacional com Programas Educacionais para aplicação interdisciplinar: GCompris, nele você terá acesso a jogos que trabalham operações de adição, multiplicação, divisão, subtração, além de conteúdos de Língua Portuguesa, Educação Artística e Geografia. Você deverá acessar o sitio: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=2&tamanhoPagina=25&categoria=9&outrosPaises=false e selecionar jogos que atendam os conteúdos que você selecionou.

Para a realização do jogo prepare 21 cartelas semelhantes às de um bingo, utilize cartolina ou outro papel que seja firme e que esteja disponível. Em cada uma das cartelas deverá conter dez resultados de tabuada que você esteja trabalhando com a turma e/ou que já tenha trabalhado. Providencie também tampinhas de refrigerantes cuja parte interna você deverá colar papéis contendo os resultados da tabuada selecionada. Além disso, forneça lápis e papel para todos/as os/as participantes. Veja exemplo:

bingo

1º momento:Uma aula de sessenta minutos

 Jogando no computador

Trabalhe com seus/as alunos/as o software indicado anteriormente. Observe como estão jogando e faça intervenções sobre as jogadas, por exemplo, quais algarismos você utilizou para escrever o número, ele é par ou ímpar?
Aproveite e assista ao vídeo de alunos/as participando de uma atividade cujo objetivo era trabalhar um bingo, para isto acesse o sítio http://www.youtube.com/watch?v=95W0lFjqpQw

2º momento: Uma aula de sessenta minutos

Realizando o jogo

1 - Solicite que os/as alunos/as se organizem em duplas e em seguida entregue para cada dupla uma cartela.
2- Explique aos/às alunos/as que participarão de um jogo, ou seja, de um bingo, em que serão apresentadas operações de multiplicação. Nele não serão utilizadas as pedras que são usadas normalmente para cantar os números. Serão usadas tampinhas de refrigerantes em cuja parte interna foram colocados papéis contendo os resultados da tabuada.
3- Esclareça que cada vez que você retirar uma tampinha, um elemento da dupla se encarregará de marcar os números sorteados que estão presentes na cartela, enquanto o/a outro/a integrante se encarregará de anotar numa folha a parte, as multiplicações correspondentes aos resultados sorteados. Em cada cantada a dupla deverá inverter as funções: quem marcou o número na primeira vez, deverá escrever operações na segunda e assim sucessivamente, a fim de demonstrarem seus conhecimentos e agilidade ao resolver operação de multiplicação.
4- A dupla que conseguir preencher toda a cartela de bingo deverá anunciar que ganhou, gritando “bingo”! Assim que o bingo é gritado, você professor/a deverá conferir, os resultados. Depois de conferido a dupla além de escrever corretamente no papel as operações de multiplicação correspondentes deverá ir à lousa escrevê-las para que os/as demais participantes da atividade possam conferir os resultados.
5- Marca pontos quem conseguir preencher toda a cartela, além de escrever corretamente, no papel, as operações correspondentes.
6- Professor/a as tampinhas se rão retiradas uma a uma por você.

Sugestão de variações para o desenvolvimento da aula

Ao distribuir as cartelas para os grupos permitir que a dupla escolha a cartela desejada.

Professor/a você poderá aumentar o número de resultados de tabuada, em vez de dez poderá colocar doze ou mais, deverá variar de acordo com o aprendizado dos/as participantes.


2- A atividade também poderá ser feita individualmente. O/a próprio/a aluno/a deverá marcar o número cantado e depois escrever operações que tenham como resultado a pedra cantada. Também poderá ser realizada em parceria ao resolver as operações: resolvem à operação juntos/as e em seguida marcam descobrem se tem a resposta em sua cartela e assinalam.
3- Em um único bingo poderão ser usadas as quatro operações: multiplicação, divisão, adição e subtração uma em cada cantada. Durante o sorteio, você poderá anunciar os números de forma diferenciada, falando sobre dezenas, unidades, antecessores e sucessores, ou exigindo algum tipo de operação para a descoberta do número sorteado.

3º Momento:Uma aula de sessenta minutos

 Registrando

Professor/a faça o registro da atividade no caderno de Matemática.

1- Registre o nome da atividade e os objetivos propostos. Em seguida elabore atividades que contemplem os conteúdos já trabalhados, por exemplo: escrever os números ditados e as operações escritas para cada um; escrever o resultado de cada operação por extenso; fazer a prova real das operações.
2- Ao final da atividade você poderá fazer a correção na lousa, pedindo que diferentes alunos/as vão até a lousa resolver as operações dizendo como pensou para resolvê-las. 
3- Poderá ainda, solicitar que os/as alunos/as troquem os cadernos entre si, a fim de verificar se fizeram as operações corretamente.
Professor/a não se esqueça de pedir que os/as alunos/as registrem sua opinião sobre a atividade, inclusive possíveis dificuldades encontradas. Faça indagações que possibilitem compreender como foi jogar com o/a colega e o que acharam mais difícil e mais fácil.

Importante

Professor/a enquanto os/as participantes escrevem as operações observe a reação deles/as: sua angústia, apreensão, facilidade, dificuldade, rapidez, ou quaisquer outras demonstração/ões de emoção/sentimento. Este é um rico espaço para trabalhar nossas expectativas frente a desafios.
O bingo poderá ser realizado mais de uma vez.

Avaliação

Professor/a a avaliação da atividade deverá ser feita durante seu desenvolvimento, ou seja, observe nos/as alunos/as, reações de ansiedade, nervosismo, agilidade, dentre outras. Outra forma de avaliar é observar os registros feitos pelos/as alunos/as, através destes você terá material que poderá utilizar para sanar possíveis dúvidas. Ao solicitar que resolvam operações na lousa dizendo como pensar para resolvê-las você terá oportunidade de verificar questões significativas de aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • celia rodrigues, ESOLA M JD FLAMBOYANT , Goiás - disse:
    celiarodrigues@hotmail.com

    10/02/2012

    Três estrelas

    adorei o material parabens me ajudou muito


  • Ruth carvalho Silva, Unilago , São Paulo - disse:
    ruthcasil@hotmail.com

    05/08/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom! Trabalho com alunos com dificuldade de aprendizado escolar e queria trabalhar a tabuada de maneira lúdica. Você me ajudou muuuuiiiito. Obrigada


  • antonio nunes, Bósnia e Herzegovina - disse:
    antonio@hotmail.com

    06/07/2010

    Cinco estrelas

    Otimo exelente


  • MARIA EDVANY DE OLIVEIRA MUCCINI, CÂMARA MUNICIPAL , Ceará - disse:
    edmuccini@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    LI A AULA SOBRE BINGO COOPERATIVO, VEJO A IMPORTÂNCIA QUE FOI ENFATIZADA EM TODO PLANEJAMENTO SOBRE A INTERAÇÃO DOS ALUNOS, A APRENDIZAGEM FLUI QUANDO SE MOSTRA DE MANEIRA LEVE, SE APRENDE BRINCANDO E OS NOSSOS ALUNOS COM AS MENTES ABERTAS ESTÃO MAIS PROPENSOS A APRENDIZAGEM. A PREOCUPAÇÃO NA ELABORAÇÃO DA AULA ESTÁ PRESENTE TAMBÉM NA AVALIAÇÃO. EIS O PORQUE DE ACHAR EXCELENTE A PROPOSTA APRESENTADA E DE APRESENTÁ-LA A COLEGAS PARA A PRÁTICA EM SUAS SALAS DE AULAS.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.