12/11/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
O/A aluno/a poderá aprender a observar e relatar as transformações ocorridas no decorrer do tempo, tais como: mudança de crescimento, de pensamento e aprendizado. Aprenderá também a exercitar a oralidade, interagir com os outros, desenvolvendo aspectos da socialização. Será capaz de aprimorar a utilização de tempos verbais: passado, presente e futuro.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados, mas é importante que os/as alunos/as consigam abordar temas do seu cotidiano de vida conseguindo se manifestar e interagir com o grupo.
Esta atividade deverá ser realizada na sala de aula, também no Laboratório de Informática e/ou sala de vídeo caso opte por utilizar os sítios sugeridos a seguir.
Professor/a numa aula de sexta-feira (dê preferência a este dia para que as famílias possam ter tempo de organizar os objetos solicitados, ou se preferir, solicite em qualquer dia da semana permitindo de dois a três dias para a organização dos materiais) solicite aos/às alunos/as que tragam de casa fotografias de tempos passados, do tempo quando eram menores, inclusive quando ainda eram bebês. Solicite também que tragam, se tiver alguma/s roupinha/s deles/as quando eram bebê e que perguntem à suas famílias dados sobre o/s objeto/s que trouxerem, por exemplo, quem deu o/s objeto/s. Professor/a se você também tiver algum objeto que represente esta fase de sua vida leve-o para a sala de aula.
Justifique a solicitação de tais objetos dizendo à turma que irão se conhecer melhor através de alguns momentos de suas vidas. Informe que os objetos ficarão alguns dias guardados sobre sua responsabilidade e que posteriormente serão entregues para que cada um leve de volta para suas casas. Professor/a você poderá enviar bilhete aos pais pedindo os objetos, aproveite para justificar o motivo de tal solicitação, ressaltando que os mesmos serão devolvidos quando realizadas todas as etapas da atividade.
Primeiro dia: Dialogando com os/as alunos/as
No primeiro dia apresente as imagens de objetos que representam os primeiros meses de vida e dialogue com as crianças sobre as impressões que tiveram ao vê-los. O que sentiram, se acreditam ter algo em comum com suas vidas, como e quando utilizá-los. Você poderá utilizar imagens retiradas de revistas, jornais como as apresentadas abaixo extraídas dos sítios indicados.
Fonte: http://www.objetosdedesejo.com/uploaded_images/mahar-drygoods-babyshoes-750187.bmp
http://farm2.static.flickr.com/1382/683880011_86d839e8f9.jpg?v=0
Segundo dia: Objetos de quando era bebê
No segundo dia da atividade, marcado para os/as alunos/as levar os objetos organize com eles/as uma roda de conversa. Todos/as, inclusive você, assentados/as no chão irão dialogar sobre os objetos trazidos.
Professor/a entre na conversa. Relate alguns aspectos da sua infância, o que levará o/a aluno/a a perceber que as mudanças e as permanências estão presentes na vida das pessoas de maneira global.
Dê oportunidade para que todos/as falem sobre sua vida através dos objetos trazidos. Lembrem que estes objetos fazem parte de um tempo que já passou. São objetos dos primeiros anos da história de vida de cada um/a. E que eles nos permitem o conhecimento de outros tempos e que todos nós temos uma história. Nossa história é formada de todos os momentos da nossa vida. Estes momentos nós passamos juntos a outras pessoas, elas fazem parte da nossa vida, porém, cada um de nós tem a sua própria identidade, com um nome, uma família, um endereço, uma escola, nossas preferências, alegrias e tristezas.
Caso algum/a aluno/a não tenha nenhum objeto, inclusive fotografias, permita que ele/a também possa falar de momentos vividos, objetos que já ganhou quando era bebê (neste caso seria a lgo que um adulto: pai, mãe ou familiares possam te r lhe relatado). Faça indagações como, por exemplo, você sabe como era sua alimentação? Sua mamãe, vovó, titia, dentre outros, já lhe disseram do que você gostava de brincar? Como você era, chorava muito?...
Após o relato de cada aluno/a combine com eles/as a elaboração de uma exposição com os objetos trazidos a fim de apresentar as outras turmas, que poderá ser alunos/as do mesmo ano escolar ou à comunidade escolar.
Terceiro dia: Confeccionando cartazes
No terceiro dia solicite os/as alunos/as que elaborarem cartazes convidando a comunidade escolar para visitação da exposição.
Divida a turma em duplas ou trios para que possam confeccionar os cartazes. Providencie cartolinas, papel sulfite colorido ou papel craft, canetas hidrocor, revistas para recorte, colas, tesouras e outros materiais que você te nha disponível para esta confecção. Não se esqueça de participar atentamente da organização destes cartazes, em todos os grupos, verificando ortografia das palavras (aproveite para sugerir que consultem o dicionário quando tiverem dúvidas), pontuação, se indicaram dia, horário e local da exposição bem como a turma que está fazendo o convite.
Ao terminar de elaborar os cartazes, peça aos diferentes grupos que apresentem seu trabalho aos demais fazendo a leitura oral do texto escrito. Após a apresentação de todos os grupos peça que os/as alunos/as colem os cartazes em diversos espaços da escola a fim de fazer a divulgação da exposição.
Professor/a se achar conveniente convide os pais de sua turma para prestigiar a exposição, enviando um convite escrito por você ou pelos/as alunos/as.
Quarto dia: Combinando regras
Para o quarto dia faça uma roda de conversa com os/as alunos/as combinando as regras para o momento da exposição. Dentre elas a de que cada um/a será responsável por dar esclarecimentos sobre o/os seu/us objetos. Combine também como será a organização do espaço da sala de aula para este dia. Se achar necessário você poderá providenciar outro espaço que não o da sala de aula para a realização do evento.
É bem provável que até o dia da exposição algum/a aluno/a ainda traga objetos. Você poderá permitir que isto aconteça ou instituir uma data limite para trazê-los.
Quinto dia: Exposição
Professor/a no quinto dia relembre as regras combinadas durante uma roda de conversa, em seguida organize o espaço e exponha os objetos. Depois de organizado, inclusive cada aluno/a junto ao seu/us objeto/s é só aguardar os/as convidados/as. Importante, providencie uma folha para lista de presença dos convidados, escreva o título da exposição, dia, local e hora.
As experiências dos diferentes momentos poderão ser resgatados e registrados num sexto dia. Poderão fazê-los em forma de textos ou desenhos. Assim, solicite que cada aluno/a faça sua opção, não se esquecendo de escrever um título, a critério do/a autor/a que possa retratar todas as etapas deste trabalho.
Professor/a para finalizar sugerimos um registro além do proposto acima, qual seja: os/as alunos/as alunos deverão copiar as frases abaixo e em seguida ilustrá-las.
Sexto dia: Registro: Minha História de Vida
Eu era um bebê.
Isso aconteceu no passado.
Eu sou aluno/a do 2º ano.
Isso está acontecendo no presente.
Como serei no futuro?
Será que serei assim?
Professor/a utilize esta atividade para trabalhar os tempos verbais (presente, passado e futuro). Não se esqueça de pedir que os/as alunos/as registrem sua opinião individua lmente ou em equipe, sobre a atividade re alizada, inclusive possíveis dificuldades encontradas. Estas dificuldades, se aparecerem poderão ser relativas aos conteúdos ou até mesmo as relações interpessoais. Se es ta última aparecer, convide os/as alunos para fazer uma roda de conversa - (assentem no chão em círculo e conversem expondo suas dificuldades, colegas que não conseguiram respeitar a dificuldade ou ansiedade de outros colegas. Estimule os/as alunos/as a conversar, seja o/a mediador/a da situação, exponha seu pensamento e elabore questionamentos quando necessário. É sempre bom enfatizar o respeito que se deve ter por nossas fragilidades e pelo outro.
Professor/a a avaliação da atividade deverá ser feita durante seu desenvolvimento. Avalie tendo como subsídio as rodas de conversa com os/as alunos/as os quais passam a conhecer aspectos da vivência de seus/as colegas e exercitam o pensamento reflexivo acerca das diferenças e semelhanças das experiências vividas pelos/as colegas. Nos momentos de escrita aproveite para avaliar as dificuldades e facilidades de cada aluno/a sanando as dúvidas que possam ocorrer, para que assim o aprendizado seja mais dinâmico e eficaz. Outra forma de avaliar é pedir que as crianças dêem opinião sobre a atividade realizada, assim, terá oportunidade de detectar pontos positivos e negativos. Se preferir você poderá pedir que façam a avaliação oralmente.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/06/2014
Quatro estrelasGOSTEI BASTANTE DO MATERIAL E IREI APROVEITAR MUITO EM SALA DE AULA! TRABALHO COM UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OBRIGADA POR COMPARTILHAREM ESTA AULA. PROFESSORA MARIZA
24/09/2010
Quatro estrelasamiga gostei muito de sua aulas da para trabalhar com 4ª ano também.