Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DE ONDE VEM OS PRODUTOS QUE CONSUMIMOS?

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Relacionar a exploração de recursos naturais com a produção de bens de consumo.
- Perceber as implicações do nosso consumo para a vida no planeta.
- Constatar que para a construção de um mundo melhor são necessários pequenos gestos cotidianos ao alcance de todos/as, inclusive das crianças.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade conhecimento prévio
Estratégias e recursos da aula

Comentários introdutórios dirigidos à/ao professora/or:
Professora/or, nesta aula as crianças deverão entender que todos/as nós somos “consumidores” e que contribuímos para a depredação ambiental à medida que consumimos produtos cuja matéria prima é extraída dos recursos naturais do planeta Terra e, além disso, geramos lixo que pode levar anos para ser decomposto. A abordagem deste tema nesta aula deve priorizar os aspectos éticos e o exercício da cidadania que envolve a questão, tais como a preocupação em reduzir nosso nível de consumo, reutilizar e reciclar os produtos ou as embalagens, e ainda assumir uma atitude de consumo consciente, avaliando as consequências do consumismo desenfreado para a vida no planeta Terra.

Estratégias:
1º momento:
Comece a aula perguntando para algumas crianças o que elas trouxeram para lanchar na escola hoje. Se a criança responder que trouxe pão com geléia, pergunte a ela do que é feito o pão e de onde vêm os ingredientes necessários para fazê-lo? Se a criança trouxe refrigerante, pergunte qual é a matéria prima utilizada para fazer a garrafa do refrigerante e para onde a garrafa vai quando o refrigerante acaba. Professora/or, a intenção aqui é somente situar as crianças em relação ao tema da aula e provocar algumas reflexões iniciais.

2º Momento:
Em seguida, comunique às crianças que vocês vão tentar descobrir de onde vêm alguns produtos que consumimos em nosso dia a dia. Por exemplo: - Quando acordamos pela manhã, qual a primeira coisa que fazemos?
A resposta esperada é: escovamos os dentes, lavamos o rosto ou tomamos banho. Após ouvir a resposta das crianças, pergunte-lhes o que é necessário para fazer essas coisas? Precisamos de água, sabonete, toalha de banho, escova de dente, pasta dental. Continue perguntado de onde vem cada uma dessas coisas. Ouça as respostas, auxilie as crianças na identificação da origem dos produtos e siga em frente sem se deter demasiadamente em busca de esgotar a questão. O importante é estimular a curiosidade das crianças e facilitar a percepção delas de que cada produto é resultado de um processo de extração e transformação (manufatura) de algum recurso da natureza.
Continue a atividade perguntando:
- De que é feito o pão que comemos no café da manhã?
- Quando a escola fica longe de nossa casa, podemos ir de carro ou de ônibus. De onde vem o combustível que faz os veículos se movimentarem?
- Na mochila de vocês tem cadernos, livros, lápis e borracha. De onde vem o papel para fazer os cadernos e os livros? E do que é feita a borracha e o lápis?
Bem, provavelmente as crianças não terão a resposta para todas as questões acima. Então lhes peça que pesquisem em casa perguntando a seus pais ou consultando a internet ou outras fontes e que tragam os as descobertas na próxima aula. Aqui, novamente o objetivo é estimular a curiosidade das crianças e provocar uma tomada de consciência de que os produtos que consumimos são direta ou indiretamente extraídos de algum recurso natural.
Professora/or, para ilustrar a aula de hoje você poderá recorrer ao livro: Criança Curiosa - De onde as coisas vêm? (Baumann, Anne-Sophie. São Paulo: Salamandra, 2003). Nele há questionamentos sobre a origem de determinados produtos e as respostas são dadas em forma de pequenos textos e ilustrações muito interessantes.
Com o livro em mãos, vamos explorar mais detalhadamente a origem do leite que consumimos no café da manhã. Em seguida, nos debruçaremos sobre as questões relacionadas à origem da água que sai nas torneiras de nossas casas, bem como ao que fazer para reduzir o consumo desse precioso recurso natural.
Para que as crianças continuem a participar ativamente dessa aula, peça que cada uma imagine que acabou de acordar e está sentada à mesa do café da manhã. En tão diga a elas: “Sua xícara de leite está fumegando e você acabou de despejar nela o chocolate em pó. De onde vem o le ite?” Ouça as respostas e depois apresente às crianças, o texto e as ilustrações que constam no livro citado acima.

(Fonte: Livro Criança Curiosa - De onde as coisas vêm? Baumann, Anne-Sophie. São Paulo: Salamandra, 2003).


Converse com as crianças sobre a ilustração. Talvez algumas delas já viram a ordenha de uma vaca e poderão contar o que sabem. Ouça o que elas têm a dizer e depois chame a atenção para o fato de que para o leite chegar ao consumidor, um longo processo transcorreu desde a fazenda, passando pela leiteria e depois pela distribuição nos postos de venda. Muitas crianças não tomam leite porque suas famílias são pobres e não conseguem comprá-lo. Por isso, é importante evitar o desperdício.
- Mais um aspecto que precisa ser considerado é que, para produzir o leite, é preciso o pasto para a vaca se alimentar. Muitas vezes os fazendeiros desmatam grandes áreas de florestas para fazer pasto e isso prejudica o meio ambiente. Pergunte às crianças o que elas pensam que pode ser feito para lidar com esse problema? Uma das alternativas possíveis é que o próprio fazendeiro crie áreas de reflorestamento dentro da sua propriedade.
- Outra questão importante a ser tratada aqui é sobre o descarte das caixinhas de leite. Faça um levantamento com a turma das possíveis utilidades dessa caixa e organize uma coleta de caixas de leite para que juntos possam dar um destino a elas.
Professora/or, você pode buscar na internet possibilidades de reciclagem da caixa de leite. Existe muito material disponível a esse respeito. Abaixo você pode encontrar duas alternativas selecionadas que poderão ser socializadas com as crianças. Vocês podem também criar outras possibilidades e, se julgar conveniente, envolva a/o professora/or de Artes nessa atividade. O mais importante, no entanto, é que as crianças passem a considerar a reciclagem como uma alternativa para o descarte de embalagens. A sugestão de texto que se encontra disponível no sítio citado abaixo traz uma informação sobre o uso de caixas de leite na construção civil. Não é um texto para ser lido para as crianças, mas sim para você ler e repassar as informações, dando-lhes uma idéia de que há pessoas preocupadas com a reutilização/reciclagem das embalagens, contribuindo para a redução do lixo que se acumula no planeta.

Texto: Telhados com caixas de leite

Disponível em: http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=357


Professor, no sítio abaixo você encontrará várias sugestões de brinquedos e utilitários feitos com caixa de leite.

http://reciclandoavida.wordpress.com/category/caixa-de-leite-tetra-pak/

Recursos Complementares

Professora/or, caso você queira aprofundar as reflexões iniciadas nessa aula, verifique as sugestões presentes no guia do consumo consciente que estão publicadas no sítio:

http://www.akatu.org.br/akatu_acao/campanhas/Seu%20Consumo%20Transforma%20o%20Mundo


Para acessar o guia, clique nos links: Publicações Akatu/ Consumo Consciente na escola/A árvore do consumo consciente. Trata-se de um guia para educadores com sugestões de textos e discussões sobre o consumo consciente a serem trabalhados na escola.

Avaliação

- Dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que definam uma forma de reutilizar as caixas de leite. Cada grupo deverá apresentar sua idéia para toda a turma e tomar providências para concretizar o que decidiram fazer.

- Verificar se os alunos compreenderam a relação entre a exploração de recursos naturais com a produção de bens de consumo.

- Observar o envolvimento e a participação das crianças.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.