Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


EU QUERO SER FELIZ E CONSUMIR MENOS

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer o valor das pessoas pelas qualidades que possuem e não pelos bens que acumulam.
- Identificar entretenimentos que não requerem atitudes consumistas.
- Estimular a aquisição de valores humanos que promovam mudanças de atitude em relação ao consumo.

Duração das atividades
UMA AULA DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
NÃO HÁ NECESSIDADE DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS.
Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais para a/o professora/or:

Professora/or, ao desenvolver o tema dessa aula é necessário transmitir às crianças valores relacionados às nossas necessidades mais humanas tais como: o contato amoroso com as pessoas, a interação com nossa cultura, a nossa contribuição para a melhoria da qualidade de vida no planeta. Para uma reflexão pessoal sobre o tema, sugiro que antes de propô-lo às crianças você leia um texto que se encontra no sítio: http://www.akatu.org.br/

Depois de abrir o sitio, clique nos links: 1- Publicações Akatu 2- Consumo Consciente na escola 3- A árvore do consumo consciente. Trata-se de um guia para educadores com sugestões de textos e discussões sobre o consumo consciente para trabalhar na escola. No índice desse guia encontre o tema 07 – “Alimentar também a mente” (p. 28 e 29). O texto aborda as principais questões desenvolvidas nessa aula e a/o ajudará a pensar sobre o assunto para se posicionar frente às/aos suas/seus alunas/os.


Estratégias:

1º Momento:
Inicie a aula perguntando para as crianças quais são as lembranças que elas têm de momentos felizes que já viveram. Ouça os relatos e destaque a situação que gerou tal felicidade. Por exemplo: Vamos imaginar que uma criança respondeu que se lembra de um dia em que ela e os pais nadaram juntos na piscina do clube. Anote no quadro a situação: nadar na piscina do clube junto com os pais. Outra criança diz: Eu me lembro de um dia que eu brinquei com minhas primas na casa da vovó. Destaque a situação: brincar com minhas primas. Continue a atividade até você conseguir em torno de 10 a 15 situações geradoras de felicidade para as crianças.
Procure agora identificar, junto com a turma, se a situação que gerou felicidade envolveu ou não o consumo de algum produto como condição de obtê-la. Provavelmente, as crianças vão perceber que quando se sentiram mais felizes não foi porque ganharam a última versão do jogo tal, ou a boneca considerada a mais cara. Os momentos felizes estão relacionados muito mais ao contato humano, a nos sentirmos amadas/os e queridas/os pelas pessoas que amamos do que à aquisição de um produto qualquer.
Se ao contrário, as crianças comentaram um maior número de situações relacionadas à aquisição de algum bem de consumo, procure questioná-las de forma a promover uma reflexão sobre o fato. Por exemplo, você pode pedir para elas compararem duas situações: ganhar um abraço afetuoso da mamãe que chegou de viagem ou ganhar uma boneca (ou um carrinho) igual à de uma/um amiga/o? Qual dessas duas coisas vale mais e por quê? Deixe as crianças se posicionarem em relação à pergunta e, se necessário, faça novas perguntas para ajudá-las a refletir sobre a questão.

2º Momento:
Comunique às crianças que elas irão participar de uma pesquisa para descobrir pessoas que gostam da natureza e preocupam-se com a preservação ambiental. Pessoas que dão valor ao que a natureza nos oferece, sem cobrar nada em troca.

Sugestão de Questionário:

Tabela 4

Fonte: Questionário adaptado a partir de uma sugestão que consta no Guia do Consumo Consciente, publicado no sito: http://www.akatu.org.br/

Professora/o oriente as crianças a entrevistar no mínimo 10 pessoas. Para cada pessoa entrevistada, é preciso fazer todas as perguntas e, de acordo com a resposta, marcar com um x no parêntesis que se encontra à frente da palavra sim ou à frente da palavra não. Certifique-se de que todas as crianças entenderam bem o que devem fazer e peça a elas que comecem a pesquisa entrevistando seus próprios pais. Assim elas pod erão conversar em casa sobre o assunto da aula e também ouvir o que os pais têm a dizer.
Interrompa a aula aqui e retome-a após a entrega dos formulários respondidos.

3º Momento:
Peça para cada criança contar como foi a realização da pesquisa. O que elas descobriram? Quantas pessoas responderam sim à primeira pergunta? E à segunda? E assim por diante. Procure saber se alguma pessoa respondeu sim ou não a todas as perguntas. Que conclusão pode-se tirar dessa pesquisa? Quantas pessoas olham para o céu para ver as estrelas? Quantas pessoas estão preocupadas com a redução de consumo da energia elétrica ou da água?
Provavelmente o que as crianças vão perceber é que poucas pessoas observam as estrelas ou tomam banho de cachoeira. Isso porque a maioria de nós está muito preocupada com o trabalho ou cansada de tanto correr para dar conta de todas as exigências do mundo adulto. Em geral as pessoas estão muito preocupadas em ganhar dinheiro para sobreviver ou para consumir mais e mais, esquecendo-se de aproveitar as pequenas alegrias da vida que nos são oferecidas gratuitamente.
Quanto à preocupação com a redução de consumo ou com a separação do lixo, poucas pessoas tomam uma atitude positiva para contribuir na resolução de nossos problemas ambientais.
Pergunte às crianças o que cada uma pode fazer para consumir menos e descobrir outras formas de se sentirem felizes. Anote as respostas e depois escreva junto com toda a turma uma carta de intenções assumindo o compromisso de colocar em prática as idéias levantadas coletivamente. Socialize a carta com outras turmas da escola e até com as famílias, fazendo um convite para que eles também assumam uma nova postura diante dos apelos consumistas de nossa sociedade.

Recursos Complementares

Professora/or consulte o sitio abaixo e assista a um documentário sobre o consumo infantil que nos dá a dimensão do problema que como educadoras/es precisamos enfrentar.
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=8&pid=40

– documentário criança – a alma do negócio

Avaliação

Para finalizar a aula e perceber o grau de envolvimento das crianças em relação ao tema trabalhado proponha a seguinte reflexão: Quais são as qualidades mais importantes em uma pessoa? O que torna uma pessoa especial e digna de respeito: os bens que possui ou as qualidades que ela tem? Justifique a sua resposta.

Verificar se os/as alunos/as conseguiram identificar entretenimentos que não requerem atitudes consumistas e como foi a participação na elaboração de propostas de mudanças de atitude em relação ao consumo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ana rita, E. E. E. Básica Margarida Pardelhas , Rio Grande do Sul - disse:
    anaritacf@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula.Parabéns para quem a elaborou. Vou indicá-la para meus colegas de escola.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.