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O PRAZER DE LER, PRODUZIR E DECLAMAR POEMAS

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:

·         Apreciem poesia, percebendo a sonoridade do poema: sua melodia, seu ritmo e os efeitos que produzem: alegria, medo, tristeza, etc.

·         Avancem no processo de aprendizado da escrita de um poema a partir de um modelo.

·         Percebam a função da rima no poema e aprendam a produzir versos rimados.

·         Avancem no processo de aprendizagem de declamar poemas em público.

·         Conheçam o autor de poemas infantis Elias José.

Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha o domínio do sistema de escrita alfabético e seja capaz de ler textos de forma mais independente.

Estratégias e recursos da aula

O principal objetivo desta sequência de atividades é possibilitar às crianças conhecerem, apreciarem e produzirem poemas. Dessa forma, não é nosso objetivo, aqui, usar os textos literários como pretexto para o ensino do sistema de escrita.

Atividade 1:

            Em roda, pergunte aos alunos se gostam de ouvir poesias e se sabem alguma de cor. Você também pode pedir para que as recitem. Depois dessa introdução, pergunte se conhecem poemas do escritor Elias José. Declame para a turma o poema do autor: “É sempre era uma vez”:  

É Sempre Era Uma Vez

Era uma vez uma cachorrinha,
muito alegre e assanhadinha.

Era uma vez um tal Marcelo,
que se achava muito belo.

Era uma vez um tal João,
que comia sorvete com feijão.

Era uma vez um cachorrão,
enjoado, latidor e folgadão.

Era uma vez um palhaço,
que só levava tombaço.

Era uma vez um sacristão,
que tocava sino com o dedão.

Era uma vez uma professora,
que teimava em ser cantora.

Era uma vez um safado prefeito,
que dizia: não tenho defeito!

Era uma vez um meu colega,
que levou uma boa esfrega

Era uma vez um músico italiano,
que, com pé, tocava seu piano.

Era uma vez um aloprado cientista,
que passava xixi na vista.

Era uma vez um feioso estudante,
que se dizia muito belo e elegante.

Era uma vez uma desajeitada menina,
que misturava perfume com gasolina.

Era uma vez o famoso Chico Peão,
que contou vantagem e foi pro chão.

Era uma vez uma tal dona Inês,
que tinha cão listrado e gato xadrez.

E eu quero saber agora
o resto destas histórias.

Conte de uma só vez,
quando chegar a sua vez.

Retirado do site: http://sempreeraumavez.blogspot.com/search/label/Elias%20José

Após a leitura, pergunte aos alunos se gostaram do poema e peça para que justifiquem suas respostas. Leia novamente e desafie as crianças a guardarem na memória os versos que mais gostaram. Proponha, então, que cada uma declame os versos memorizados para a turma.

Pergunte à turma se perceberam que os versos do poema rimam, ou seja, terminam com um som igual ou muito semelhante. Sugerimos que você leia alguns versos para que os alunos identifiquem quais as palavras rimadas. Seria importante colocar a seguinte questão: “Por que o autor Elias José utilizou as rimas para escrever esse poema?” Ao final, pergunte às crianças o que autor quis dizer com a última estrofe e proponha o desafio de inventarem versos semelhantes aos do poema. Nesse momento, é importante trabalhar a questão da rima: incentive os alunos a perceberem se os versos que criaram rimam, assim como os produzidos pelo escritor Elias José.

Atividade 2:

Leia para a turma uma pequena biografia desse autor e, se possível, apresente às crianças os livros que ele escreveu. Se necessário, interrompa a leitura para esclarecer o significado de alguma informação ou verificar o entendimento que os alunos estão construindo do texto. 

Elias José

Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata, distrito do município de Guaranésia, Minas Gerais, em 25 de agosto de 1936. Além de escritor, Elias José era professor de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura na Faculdade de Filosofia de Guaxupé (FAFIG).

Elias José estreou em livro com “A Mal-Amada”, em 1970, com apoio de Murilo Rubião. Antes disso, já tinha conquistado o segundo lugar no Concurso José Lins do Rego da Livraria José Olympio Editora, em 1968.

Em 1971, publicou “O Tempo”, “Camila”, “Minicontos”. Em 1974, “Inquie ta Viagem no Fundo do Poço” e “Contos”, ambos na Imprensa Oficial, sendo que este último ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (CBL) como Melhor Livro de Contos de 1974 e o prêmio Governador do Distrito Federal como Melhor Livro de Ficção de 1974.

Elias José tem contos e poemas traduzidos e publicados em revistas literárias e antologias de autores brasileiros no México, Argentina, Estados Unidos, Itália, Polônia, Nicarágua e Canadá. Já foi várias vezes selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil em feiras de livros internacionais. Foi jurado de vários concursos literários e ministrou cursos, oficinas e palestras, tendo participado de vários congressos de educação, lingüística e literatura.

Morreu aos 72 anos, em Santos, no litoral paulista, em 2009.

Adaptação: http://sempreeraumavez.blogspot.com/search/label/Elias%20José

Atividade 3:

Essa atividade tem por objetivo possibilitar aos alunos aprenderem a declamar um poema, percebendo sua melodia e o seu ritmo. Para isso, distribua uma folha com o poema para os alunos. Primeiramente, faça uma leitura em voz alta e peça para que prestem atenção no modo como você o lê. Informe aos alunos que o poema é estruturado por versos e que o conjunto de versos chama-se estrofe. Peça para que identifiquem os versos e as estrofes do poema e observem que é necessário dar uma pequena pausa na leitura quando muda-se de estrofe. Depois, proponha à turma uma leitura coletiva do poema. Por fim, divida a sala em grupos e peça para que cada um declame uma estrofe do poema.

Atividade 4:

Em outro dia, divida a sala em pequenos grupos ou em duplas e distribua a seguinte atividade:

        É Sempre Era Uma Vez

Era uma vez _______________________

__________________________________

Era uma vez _______________________

__________________________________

Era uma vez _______________________

Peça para que cada grupo construa um poema semelhante ao do escritor Elias José para apresentar às outras turmas da escola. É importante lembrar aos alunos que deverão tentar construir versos que rimam em cada estrofe. Antes que iniciem a atividade escrita, leia o poema de Elias José e, logo após, construa com a turma alguns versos oralmente, pedindo que avaliem se os versos criados rimam. Durante a atividade, auxilie os alunos na produção escrita. Ao final, recolha o poema para ser usado na próxima intervenção.

Atividade 5:

Distribua os poemas aos grupos e peça para que o leiam silenciosamente e depois o declamem para os colegas do próprio grupo. Você pode passar em cada equipe para orientá-las na leitura. Após esse momento, proponha aos alunos o ensaio coletivo da declamação dos poemas. Peça para que um grupo de cada vez se posicione a frente da sala e declame o poema que elaborou. Nesse momento, é importante que você faça as intervenções necessárias a fim de que declamem com a entonação adequada.

Combine com os alunos como deverá ser a apresentação para a escola. Sugerimos que a apresentação seja organizada da seguinte forma:

·         Exposição, pela professora, do trabalho que foi feito.

·         Declamação feita por toda a turma do poema de Elias José.

·         Declamação dos poemas produzidos pelos grupos.

Ensaie quantas vezes julgar necessário. Você pode decidir com a turma se os poemas irão ser declamados com o auxílio da leitura ou se é possível fazê-lo de cor.

Atividade 6:

Após a apresentação, é importante que os alunos e a professora avaliem como foi a participação da turma no evento .< /p>

Recursos Complementares

Você pode encontrar mais poemas do escritor Elias José no site: http://sempreeraumavez.blogspot.com/search/label/Elias%20José


Avaliação

Esperamos que, com essas atividades, os alunos passem a se interessar mais por poemas, avancem no processo de aprendizagem de sua leitura e de sua escrita e no entendimento das funções da rima nesse texto. Além disso, deverão ter compreendido que os poemas possuem ritmos e melodias que lhe dão beleza e poesia. Por fim, deverão também ter avançado no aprendizado de declamar poemas em público.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
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Opiniões

  • FERNANDA , E.M.E.F Prof° Zizi Pereira de Souza , São Paulo - disse:
    fenanda.parapua@hotmail.com

    12/04/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns!!! Você contribuiu e muito com minhas anotações, pois eu havia feito toda essa sequencia didática com meus alunos, porém não as registrei. Até mais!


  • Dilene Dutra Paulon, Escola Municipal Frei Eucário Schmitt , Mato Grosso do Sul - disse:
    dilene10@yahoo.com.br

    30/12/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula ela serviu para enriquecer ainda mais os projetos de leitura realizados na escola muncipal Frei Eucário Schmitt em Dourados ms , onde realizamos o projeto permanente de Leitura.


  • Rosane Vilaronga, Instituto de Cegos da Bahia , Bahia - disse:
    rvilaronga@uol.com.br

    30/07/2011

    Três estrelas

    Ótimo roteiro de atividades. Eu só não exigiria dos alunos que, obrigatoriamente, declamassem os poemas em público, pois isso poderia constranger alguns deles que sejam mais tímidos. Além disso, cada um tem facilidade para uma coisa ou coisas diferentes: uns escreverão melhor ou mais, outros nem escreverão e outros solicitarão apenas declamar.A atividade criativa a partir da arte (poesia) precisa ser prazerosa. Bem, Elias José faleceu em 2008 e não em 2009 como informado aqui. Um abraço!


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