Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Apresentando um “novo” esporte: o rugby.

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar os princípios norteadores do esporte rugby, bem como adaptar materiais para a execução do mesmo.

Duração das atividades
3 aulas (150 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula: Que esporte é esse professor?

Estratégias e recursos da aula

Reunir os alunos em sala com recurso multimídia e apresentar os principais aspectos históricos, regras e equipamentos do rugby (sugerimos os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=YwAPmdUQwbw e o site http://www.rugbymania.com.br/2009/regras/Lei%2010%20Jogo%20Sujo.PDF , http://viaiguassu.com/modules/smartsection/item.php?itemid=6 )

Questionar aos alunos quais as possibilidades de se adaptar este esporte de forma a ser feito na escola com uma maior segurança, sem que haja formas abruptas (ou até mesmo violentas) de se parar o adversário. sugerimos ao professor que utilize o seguinte exemplo:

"Fabricar" uma "bola" de rugby com pedaços de pano enrolados, se assemelhando com o implemento oficial (ver figura abaixo):

undefined

http://inet.sitepac.pt/RugbyBola.jpg

Demarcar um campo (pode-se usar a extensão de uma quadra poliesportiva u um terreno qualquer, sendo que em cada extermidade deve ser marcado uma linha (com cones, formando uma linha imaginária ou com giz). estas serão as "áreas de gol".

o objetivo do jogo será fazer a bola passar pela linha de gol da equipe adversária. Para tal, o jogador poderá correr com a bola (por 3 segundos) ou passar a bola para os companheiros de equipe . Este passe só poderá ser feito com as mãos e sompre voltado para o CAMPO DE DEFESA  da sua equipe, ou para o lado.

Para parar o detentor da bola, sugerimos que se utilize lenços pendurados na cintura dos alunos para substituir as formas de paralisação dos jogadores (ou o “tacle”) o aluno que tiver o lenço roubado enquanto estiver com a bola deverá parar imediatamente passando a posse de bola para a outra equipe).Qualquer forma de contato físico será punido pelo professor.

ao trocar a posse da bola, a equipe adversária deverá manter cerca de 1 metro de distÂncia do jogador com a bola, para que ele tenha espaço para efetuar sua jogada. Após o gol, a equipe que o sofreu deverá reiniciar o jogo da linha central do campo demarcado (ou na metade do espaço destinado para tal).

O jogo terá duração de 10 minutos e vencerá aquela equipe que obtiver mais pontos.

Ao fim da vivência reunir os alunos novamente e questioná-los sobre a prática vivenciada e o vídeo assistido: vo cês acharam que o jogo que vocês vivenciaram é mias divertido que o que vocês assistiram? é mais ou menos violento? porque? ( o direcionamento que deve ser tomado aqui é que o princípio do jogo não é para o adversário com golpes, mas sim levar a bola até o seu objetivo, o gol)

Recursos Complementares

Avaliação
construção de cartazes apresentando as dimensões apresentadas nas aulas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.