25/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno será capaz de identificar os princípios norteadores do esporte rugby, bem como adaptar materiais para a execução do mesmo.
Aula: Que esporte é esse professor?
Reunir os alunos em sala com recurso multimídia e apresentar os principais aspectos históricos, regras e equipamentos do rugby (sugerimos os vídeos contidos em http://www.youtube.com/watch?v=YwAPmdUQwbw e o site http://www.rugbymania.com.br/2009/regras/Lei%2010%20Jogo%20Sujo.PDF , http://viaiguassu.com/modules/smartsection/item.php?itemid=6 )
Questionar aos alunos quais as possibilidades de se adaptar este esporte de forma a ser feito na escola com uma maior segurança, sem que haja formas abruptas (ou até mesmo violentas) de se parar o adversário. sugerimos ao professor que utilize o seguinte exemplo:
"Fabricar" uma "bola" de rugby com pedaços de pano enrolados, se assemelhando com o implemento oficial (ver figura abaixo):
http://inet.sitepac.pt/RugbyBola.jpg
Demarcar um campo (pode-se usar a extensão de uma quadra poliesportiva u um terreno qualquer, sendo que em cada extermidade deve ser marcado uma linha (com cones, formando uma linha imaginária ou com giz). estas serão as "áreas de gol".
o objetivo do jogo será fazer a bola passar pela linha de gol da equipe adversária. Para tal, o jogador poderá correr com a bola (por 3 segundos) ou passar a bola para os companheiros de equipe . Este passe só poderá ser feito com as mãos e sompre voltado para o CAMPO DE DEFESA da sua equipe, ou para o lado.
Para parar o detentor da bola, sugerimos que se utilize lenços pendurados na cintura dos alunos para substituir as formas de paralisação dos jogadores (ou o “tacle”) o aluno que tiver o lenço roubado enquanto estiver com a bola deverá parar imediatamente passando a posse de bola para a outra equipe).Qualquer forma de contato físico será punido pelo professor.
ao trocar a posse da bola, a equipe adversária deverá manter cerca de 1 metro de distÂncia do jogador com a bola, para que ele tenha espaço para efetuar sua jogada. Após o gol, a equipe que o sofreu deverá reiniciar o jogo da linha central do campo demarcado (ou na metade do espaço destinado para tal).
O jogo terá duração de 10 minutos e vencerá aquela equipe que obtiver mais pontos.
Ao fim da vivência reunir os alunos novamente e questioná-los sobre a prática vivenciada e o vídeo assistido: vo cês acharam que o jogo que vocês vivenciaram é mias divertido que o que vocês assistiram? é mais ou menos violento? porque? ( o direcionamento que deve ser tomado aqui é que o princípio do jogo não é para o adversário com golpes, mas sim levar a bola até o seu objetivo, o gol)
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!