Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ÁGUA QUE NOS MANTÊM VIVOS

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar a água como um recurso natural que está ameaçado em nosso planeta.
- Reconhecer a água como uma necessidade vital a todos os seres vivos.
- Perceber as implicações do nosso consumo para a vida na Terra.
- Constatar que para a construção de um mundo melhor são necessários pequenos gestos cotidianos ao alcance de todos/as, inclusive das crianças.

Duração das atividades
UMA AULA DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
NÃO HÁ NECESSIDADE DE CONHECIMENTO PRÉVIO.
Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais dirigidos à/ao professora/or:
Professora/or, a preservação da água para a manutenção da vida no planeta Terra diz respeito a todos nós. As crianças precisam ser informadas sobre a preciosidade desse recurso natural e, desde já, comprometer-se em preservá-lo assumindo atitudes concretas no dia a dia. Essa aula poderá ser um estímulo para a tomada de consciência e mudança de comportamento.

1º Momento:Inicie a aula perguntando para as crianças se elas usaram água hoje. Para fazer o quê? E de onde vem a água que sai na torneira de nossas casas?
Professora/or ouça as respostas das crianças e em seguida mostre-lhes a seguinte ilustração:

agua

(fonte: livro Criança Curiosa - De onde as coisas vêm? Baumann, Anne-Sophie. São Paulo: Salamandra, 2003)


Após apresentar a ilustração às crianças converse com elas sobre as diferentes formas de utilização da água no nosso dia a dia. Enfatize o fato de a água ser um recurso natural imprescindível para a manutenção da vida humana, animal e vegetal. Considere também que muita gente ainda não se conscientizou de que esse recurso é escasso e que pode vir a faltar em grande escala. Faça um levantamento com as crianças de como a água é desperdiçada e o que podemos fazer para reduzir o consumo dela. Sobre isso, não deixe de mencionar os seguintes itens:
• Economize no banheiro
• Elimine os vazamentos
• Não deixe uma torneira pingando
• Use a vassoura, e não a mangueira, para varrer a calçada
• Use os dois lados de uma folha de papel
• Instale torneiras com sensores automáticos
• Use uma bacia para lavar a louça
• Escove os dentes com a torneira fechada
• Diminua o tempo do banho


Professora/or se você quiser ler mais sobre cada um desses itens é só colocar o cursor sobre eles e clicar. (Fonte: http://www.akatu.org.br/consumo_consciente/dicas).

2º Momento:
Para finalizar essa aula, leve as crianças ao laboratório de informática e proponha que acessem o sítio http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_basico/seja_o_heroi_do_planeta/

e realizem o jogo “Seja o herói do planeta”. Oriente os alunos a passarem o mouse em cima das janelas e porta da casa, onde encontrarão as opções de cuidados conscientes do nosso planeta. É muito interessante e educativo!

3º momento:
Para finalizar essa aula, solicite aos alunos que observem por um dia como as pessoas de sua casa e, até mesmo os vizinhos, estão se comportando em relação ao consumo da água. Retome os itens trabalhados e peça às crianças que verifiquem algumas situações que muitas vezes passam despercebidas. Pode-se utilizar o roteiro abaixo:
- Quanto tempo as pessoas têm ficado com o chuveiro aberto no banho?
- Ao escovar os dentes ou lavar as louças, a torneira é fechada ou fica constantemente aberta?
- Há vazamentos ou torneira pingando?
- Em casa ou na vizinhança, os passeios, varandas ou quintais são varridos, ou a sujeira é retirada com a mangueira?

A partir das observações realizadas, proponha uma breve produção de texto em que registrem as conclusões tiradas em relação ao consumo de água em casa e na vizinhança e sugestões de propostas para mudança de tais comportamentos. Na aula seguinte, socialize as produções dos alunos.

Recursos Complementares

- Professora/or, no endereço abaixo você encontrará várias informações sobre o consumo consciente da água e a reciclagem da mesma. Leia os textos para ampliar as idéias dadas pelas crianças. http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=categories&op=newindex&catid=32

- Caso você queira aprofundar as reflexões iniciadas nessa aula, verifique as sugestões presentes no guia do consumo consciente que estão publicadas no sítio:
http://www.akatu.org.br/akatu_acao/campanhas/Seu%20Consumo%20Transforma%20o%20Mundo


Para acessar o guia, clique nos links: Publicações Akatu/ Consumo Consciente na escola/A árvore do consumo consciente. Trata-se de um guia para educadores com sugestões de textos e discussões sobre o consumo consciente a serem trabalhados na escola.

Avaliação

- Verificar, a partir das discussões realizadas, da pesquisa feita em casa e da produção de texto se os alunos compreenderam que a água é um recurso natural ameaçado em nosso planeta e que todos os seres vivos necessitam dela para sobreviver.

- Observar a conscientização demonstrada na elaboração das propostas de mudanças de comportamento em relação ao consumo de água em casa e na vizinhança.

- Considerar o envolvimento e a participação das crianças.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.