Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MONTANDO E DESMONTANDO PARLENDAS

 

06/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:

·         Avancem no entendimento de que as palavras e as frases em um texto são ordenadas com o objetivo de comunicar algo a alguém.

·         Avancem no processo de construção de estratégias de compreensão de textos.

Duração das atividades
4 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno já deve ter compreendido que as sílabas representam os sons da fala – a partir do nível silábico
Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que esse trabalho seja feito com uma parlenda que os alunos já conheçam de cor. O objetivo principal dessa atividade é que as crianças percebam que um texto deve ser estruturado tendo em vista a formação de uma unidade de sentido (ou seja, as palavras e as frases são ordenadas com a finalidade de comunicar algo que seja compreendido pelo o outro). Por exemplo, a frase: “Na pisei pedrinha” não possibilita a construção de sentidos e, portanto, a comunicação entre as pessoas.

            Apresentaremos quatro atividades que deverão ser selecionadas de acordo com a etapa do processo de alfabetização em que a criança estiver.

Atividade 1:

Recomendamos que a parlenda seja apresentada à turma em uma roda. O professor pode explorar o ritmo da parlenda, as rimas que apresentam e a própria história que conta. Sugerimos também que a parlenda seja fixada na parede da sala e o professor faça com as crianças sua leitura coletiva, conte quantas palavras apresenta, etc.

PEDRINHA

PISEI NA PEDRINHA, 

A PEDRINHA ROLOU 

PISQUEI PRO MOCINHO, 

MOCINHO GOSTOU 

CONTEI PRA MAMÃE 

MAMÃE NEM LIGOU 

CONTEI PRO PAPAI, 

CHINELO CANTOU. 

Atividade 2:

Depois de as crianças saberem a parlenda de cor, divida a sala em pequenos grupo e entregue para cada um a parlenda dividida em tiras – cada tira deverá conter um verso. Peça para que montem a parlenda em papel craft ou cartolina. Nesse processo, deverão perceber que os versos se localizam um debaixo do outro e que há uma sequência determinada para que o texto tenha sentido. Durante a atividade, você pode passar pelos grupos e pedir aos alunos que leiam a parlenda que estão montando.

            Depois de montada, é importante propor uma leitura coletiva da parlenda e a contagem do número de versos e de palavras.

Atividade 3:

            Distribua as palavras recortadas da parlenda à turma. Cada aluno ou dupla de alunos deverá ter uma palavra. Recite um verso de cada vez. Os alunos que tiverem as palavras que compõem o verso deverão ir ao quadro montá-lo. Caso os alunos estruturem o verso de forma inadequada (Exemplo: PRO PISQUEI MOCINHO), peça para que leiam novamente e avaliem se a ordem em que colocaram as palavras  permite entender o texto. Se tiverem dificuldades, a turma poderá auxiliá-los nessa análise. É importante também que chame atenção para o fato de que na escrita as palavras são segmentadas de forma diferentes daquela que ocorre na fala.

            Quando a parlenda estiver montada, você pode pedir para que leiam coletivamente o texto. Outra intervenção possível é solicitar a um aluno ou grupo de alunos venha à frente e leia a parlenda.

            Uma variação dessa atividade é dividir os alunos em dupla, distribuir as palavras da parlenda recortadas e pedir para que a montem em uma folha. Dessa forma, desenvolverão a atividade de forma mais independente e terão a possibilidade de trocar idéias com o colega.         

SUGERIMOS QUE AS ATIVIDADES 4 E 5 SEJAM FEITAS COM ALUNOS QUE LEEM TEXTOS COM UM POUCO MAIS DE AUTONOMIA

Atividade 4:

Distribua aos alunos a parlenda com alguns versos fora de ordem. Eles deverão identificá-los, recortá-los e reordená-los. Com essa atividade, pretendemos que as crianças prestem atenção no significado do texto. Veja o exemplo abaixo:

      PEDRINHA

PISEI NA PEDRINHA, 

MOCINHO GOSTOU 

CHINELO CANTOU.& nbsp;

PISQUEI PRO MOCINHO, 

CONTEI PRA MAMÃE 

A PEDRINHA ROLOU 

CONTEI PRO PAPAI, 

MAMÃE NEM LIGOU 

Atividade 5:

            Outra intervenção que visa possibilitar aos alunos estarem atentos ao significado do texto é inserir trechos de outro texto na parlenda. Entregue a cada criança a parlenda com um trecho que não lhe pertença e peça para que o identifiquem. Ex:

PEDRINHA

PISEI NA PEDRINHA, 

A PEDRINHA ROLOU 

BATE BATE MARTELINHO

MOCINHO GOSTOU 

CONTEI PRA MAMÃO

MAMÃE NEM LIGOU 

CONTEI PRO PAPAI, 

JÁ QUER NAMORAR. 

OBSERVAÇÃO:

Essas atividades podem ser feitas com outros gêneros textuais, como contos, fábulas etc. Entretanto, é necessário que os alunos conheçam o texto e dominem seus significados.

Avaliação

Ao final dessas atividades, os alunos deverão ter avançado na construção de estratégias que os auxilie na compreensão de textos, de forma a reconhecer que palavras e frases em um texto formam uma unidade de sentido que tem como finalidade a comunicação de algo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Patricia , Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo , Maranhão - disse:
    patriciaceeb@hotmail.com

    12/10/2012

    Cinco estrelas

    Adorei essa ativividade da PEDRINHA,vou trabalhar com meus alunos.Bjs


  • gianne favieri, E.M. Prof. Arlindo Lima , Mato Grosso do Sul - disse:
    gfavieri@bol.com.br

    30/06/2010

    Cinco estrelas

    adorei a atividade estou estudando a parlenda da pedrinha com minha filha de 5 anos que trouxe como atividade de casa(tarefa) fora da ordem para identificar a ordem correta e leitura da parlenda, muito obrigada


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.