06/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:
· Avancem no entendimento de que as palavras e as frases em um texto são ordenadas com o objetivo de comunicar algo a alguém.
· Avancem no processo de construção de estratégias de compreensão de textos.
Sugerimos que esse trabalho seja feito com uma parlenda que os alunos já conheçam de cor. O objetivo principal dessa atividade é que as crianças percebam que um texto deve ser estruturado tendo em vista a formação de uma unidade de sentido (ou seja, as palavras e as frases são ordenadas com a finalidade de comunicar algo que seja compreendido pelo o outro). Por exemplo, a frase: “Na pisei pedrinha” não possibilita a construção de sentidos e, portanto, a comunicação entre as pessoas.
Apresentaremos quatro atividades que deverão ser selecionadas de acordo com a etapa do processo de alfabetização em que a criança estiver.
Atividade 1:
Recomendamos que a parlenda seja apresentada à turma em uma roda. O professor pode explorar o ritmo da parlenda, as rimas que apresentam e a própria história que conta. Sugerimos também que a parlenda seja fixada na parede da sala e o professor faça com as crianças sua leitura coletiva, conte quantas palavras apresenta, etc.
PEDRINHA
PISEI NA PEDRINHA,
A PEDRINHA ROLOU
PISQUEI PRO MOCINHO,
MOCINHO GOSTOU
CONTEI PRA MAMÃE
MAMÃE NEM LIGOU
CONTEI PRO PAPAI,
CHINELO CANTOU.
Atividade 2:
Depois de as crianças saberem a parlenda de cor, divida a sala em pequenos grupo e entregue para cada um a parlenda dividida em tiras – cada tira deverá conter um verso. Peça para que montem a parlenda em papel craft ou cartolina. Nesse processo, deverão perceber que os versos se localizam um debaixo do outro e que há uma sequência determinada para que o texto tenha sentido. Durante a atividade, você pode passar pelos grupos e pedir aos alunos que leiam a parlenda que estão montando.
Depois de montada, é importante propor uma leitura coletiva da parlenda e a contagem do número de versos e de palavras.
Atividade 3:
Distribua as palavras recortadas da parlenda à turma. Cada aluno ou dupla de alunos deverá ter uma palavra. Recite um verso de cada vez. Os alunos que tiverem as palavras que compõem o verso deverão ir ao quadro montá-lo. Caso os alunos estruturem o verso de forma inadequada (Exemplo: PRO PISQUEI MOCINHO), peça para que leiam novamente e avaliem se a ordem em que colocaram as palavras permite entender o texto. Se tiverem dificuldades, a turma poderá auxiliá-los nessa análise. É importante também que chame atenção para o fato de que na escrita as palavras são segmentadas de forma diferentes daquela que ocorre na fala.
Quando a parlenda estiver montada, você pode pedir para que leiam coletivamente o texto. Outra intervenção possível é solicitar a um aluno ou grupo de alunos venha à frente e leia a parlenda.
Uma variação dessa atividade é dividir os alunos em dupla, distribuir as palavras da parlenda recortadas e pedir para que a montem em uma folha. Dessa forma, desenvolverão a atividade de forma mais independente e terão a possibilidade de trocar idéias com o colega.
SUGERIMOS QUE AS ATIVIDADES 4 E 5 SEJAM FEITAS COM ALUNOS QUE LEEM TEXTOS COM UM POUCO MAIS DE AUTONOMIA
Atividade 4:
Distribua aos alunos a parlenda com alguns versos fora de ordem. Eles deverão identificá-los, recortá-los e reordená-los. Com essa atividade, pretendemos que as crianças prestem atenção no significado do texto. Veja o exemplo abaixo:
PEDRINHA
PISEI NA PEDRINHA,
MOCINHO GOSTOU
CHINELO CANTOU.& nbsp;
PISQUEI PRO MOCINHO,
CONTEI PRA MAMÃE
A PEDRINHA ROLOU
CONTEI PRO PAPAI,
MAMÃE NEM LIGOU
Atividade 5:
Outra intervenção que visa possibilitar aos alunos estarem atentos ao significado do texto é inserir trechos de outro texto na parlenda. Entregue a cada criança a parlenda com um trecho que não lhe pertença e peça para que o identifiquem. Ex:
PEDRINHA
PISEI NA PEDRINHA,
A PEDRINHA ROLOU
BATE BATE MARTELINHO
MOCINHO GOSTOU
CONTEI PRA MAMÃO
MAMÃE NEM LIGOU
CONTEI PRO PAPAI,
JÁ QUER NAMORAR.
OBSERVAÇÃO:
Essas atividades podem ser feitas com outros gêneros textuais, como contos, fábulas etc. Entretanto, é necessário que os alunos conheçam o texto e dominem seus significados.
Ao final dessas atividades, os alunos deverão ter avançado na construção de estratégias que os auxilie na compreensão de textos, de forma a reconhecer que palavras e frases em um texto formam uma unidade de sentido que tem como finalidade a comunicação de algo.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/10/2012
Cinco estrelasAdorei essa ativividade da PEDRINHA,vou trabalhar com meus alunos.Bjs
30/06/2010
Cinco estrelasadorei a atividade estou estudando a parlenda da pedrinha com minha filha de 5 anos que trouxe como atividade de casa(tarefa) fora da ordem para identificar a ordem correta e leitura da parlenda, muito obrigada