Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONHECENDO A ESCOLA...

 

20/10/2009

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

    Com esta aula, o aluno aprenderá a observar melhor o espaço da escola, compreendendo a organização de cada ambiente, e a razão de cada ambiente ser como é e está localizado aonde está.

Duração das atividades
Os momentos da aula devem durar entre vinte e trinta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

    Noção geral da estrutura da escola.

Estratégias e recursos da aula


Atividade 1 - Passeio de reconhecimento espacial da escola.

1º Momento


    O professor deverá reunir a turma a fim de saber qual o conhecimento espacial as crianças têm da escola, qual a noção de localização elas têm das dependências.

- Onde fica o parque?
- E a cozinha?
- A nossa sala fica mais perto da cozinha ou da secretaria?
- Porque a secretaria fica na entrada da escola?


2º Momento


    Uma vez feito o levantamento, o professor deverá convidar a turma para um passeio pelas dependências da escola. É importante que, ao passar por cada dependência, o professor pergunte aos alunos qual o nome da mesma, quem trabalha lá, o que existe dentro do ambiente.

- Como é o nome desta sala?
- Quem trabalha nela?
- Fazendo o quê?
- Quais as coisas que existem dentro dela?
- Por que ela tem este nome?


Atividade 2 - Retratar, através de desenho e pintura, o lugar predileto e o menos predileto da escola.


1º Momento

O professor deverá conversar com a turma sobre o passeio.

- Vocês gostaram do passeio?
- Alguém notou algo que não tinha notado antes?
- Qual o lugar que vocês mais gostaram?
- Por quê?
- Qual o lugar que vocês menos gostaram?
- Por quê?
- Qual o lugar mais bonito?
- E o mais divertido?
- O maior?
- E o menor?
- E o que tem mais coisas dentro?

2º Momento

    O professor deverá entregar duas folhas em branco para os alunos e pedir que eles desenhem em uma o lugar que eles mais gostaram e na outra o lugar que eles menos gostaram. Depois, cada aluna vai apresentar seus desenhos ao grupo e dizer as razões de ter escolhido o seu lugar predileto e de ter escolhido o lugar que menos gostou.

undefined

http://blogdosgarotosdt.files.wordpress.com/2009/06/lucas1.jpg

Avaliação

O aluno será avaliado pelo(a):

  • Capacidade de percepção do espaço;
  • Capacidade de formular uma imagem mental das dependências da escola realmente condizente com a realidade;
  • Capacidade de argumentar sobre suas escolhas.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.