20/10/2009
Raimunda Porfírio
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Com esta aula, o aluno aprenderá a observar melhor o espaço da escola, compreendendo a organização de cada ambiente, e a razão de cada ambiente ser como é e está localizado aonde está.
Noção geral da estrutura da escola.
Atividade 1 - Passeio de reconhecimento espacial da escola.
1º Momento
O professor deverá reunir a turma a fim de saber qual o conhecimento espacial as crianças têm da escola, qual a noção de localização elas têm das dependências.
- Onde fica o parque?
- E a cozinha?
- A nossa sala fica mais perto da cozinha ou da secretaria?
- Porque a secretaria fica na entrada da escola?
2º Momento
Uma vez feito o levantamento, o professor deverá convidar a turma para um passeio pelas dependências da escola. É importante que, ao passar por cada dependência, o professor pergunte aos alunos qual o nome da mesma, quem trabalha lá, o que existe dentro do ambiente.
- Como é o nome desta sala?
- Quem trabalha nela?
- Fazendo o quê?
- Quais as coisas que existem dentro dela?
- Por que ela tem este nome?
Atividade 2 - Retratar, através de desenho e pintura, o lugar predileto e o menos predileto da escola.
1º Momento
O professor deverá conversar com a turma sobre o passeio.
- Vocês gostaram do passeio?
- Alguém notou algo que não tinha notado antes?
- Qual o lugar que vocês mais gostaram?
- Por quê?
- Qual o lugar que vocês menos gostaram?
- Por quê?
- Qual o lugar mais bonito?
- E o mais divertido?
- O maior?
- E o menor?
- E o que tem mais coisas dentro?
2º Momento
O professor deverá entregar duas folhas em branco para os alunos e pedir que eles desenhem em uma o lugar que eles mais gostaram e na outra o lugar que eles menos gostaram. Depois, cada aluna vai apresentar seus desenhos ao grupo e dizer as razões de ter escolhido o seu lugar predileto e de ter escolhido o lugar que menos gostou.
http://blogdosgarotosdt.files.wordpress.com/2009/06/lucas1.jpg
O aluno será avaliado pelo(a):
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!