19/11/2009
Fernando Celso Villar Marinho, Lílian Spiller
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Espera-se que, ao final desta aula, o aluno seja capaz de refletir figuras geométricas planas, representadas no plano cartesiano, em relação a um ponto ou eixo de simetria.
- Conceito de vetor
- Representação de pontos e vetores no plano cartesiano
- Adição de vetores e multiplicação de um vetor por escalar
- Translação de um ponto segundo um vetor
O objetivo central desta aula é apresentar, conceituar e visualizar a transformação de simetria (ou reflexão) de objetos matemáticos no plano (ponto, reta, vetor, segmento, figuras geométricas) em relação a um ponto ou a um eixo. Esta aula abordará dois tipos de simetria: central e axial.
Inicialmente, sugerimos uma discussão com os alunos sobre a idéia de reflexão no cotidiano deles, proveniente do espelho. A seguir, uma condução no debate pode levar os alunos a localizarem os números inteiros na reta e, dessa forma, observar que o ponto 1 é simétrico do -1 em relação ao “0” (zero), o 2 é simétrico do -2 em relação ao zero e assim por diante. Pode-se também questionar o simétrico do 7 em relação ao ponto 3, por exemplo.
Propomos que o professor leve para o espaço da sala de aula alguns pedaços de espelho com as dimensões de, aproxidamente, 20 cm X 30 cm e realize a primeira "visualização" do ponto e da reta, enquanto registram, em grupo ou individualmente, suas observações. Posteriormente, esta atividade pode ser ampliada com triângulos. Sugerimos uma discussão sobre o assunto, para, em seguida, a realização das atividades propostas.
A parti r destas ideias primitivas, podemos conceituar as simetrias, separando-as em dois grupos:
Simetria Central: É a transformação de reflexão de um objeto em relação a um ponto.
Simetria Axial: É a transformação de reflexão de um objeto em relação a uma reta ou eixo.
Sugerimos que as transformações sejam apresentadas a partir da representação dos objetos matemáticos no plano cartesiano. É importante que os alunos visualizem as reflexões antes de tentar obter as novas coordenadas.
Destacamos a seguir, formas e possibilidades para a apresentação das simetrias (central e axial) de um ponto, um segmento e um polígono, como exemplificamos nas figuras:
Figura 1: A Simetria Central do ponto A = (1, 2) em relação à origem O = (0, 0) resulta no ponto A’ = (-1. -2).
O grupo de pesquisa “Tecnologias no Ensino da Matemática”, vinculado ao Projeto Fundão1, confeccionou diversas ativi dades utilizando o software Nippe Descartes, um aplicativo desenvolvido em Java que permite uma manipulação ágil e complexa de janelas gráficas aplicáveis a qualquer página da web. Este grupo reúne-se semanalmente e se propõe a desenvolver aplicações específicas para apresentação de conteúdos do Ensino Médio.
Como ilustração da aula proposta e orientação para a construção do conhecimento em transformações, em especial, em simetrias, sugerimos a utilização das atividades desenvolvidas por esse grupo, disponíveis no link:
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/capufrj/aula.html
A partir da utilização do aplicativo proposto, apresentamos um exemplo de simetria axial de pontos em relação a uma reta, buscando a inferência direta das conclusões provenientes destas atividades.
Par a determinar M’, primeiramente observamos o triângulo isósceles e retângulo com vértice M e lado sobre a reta. Em seguida, fazemos a simetria axial dos vértices deste triângulo. Assim, obtemos M’, simétrico de M. Logo, M’ = (0, -2).
Utilizando essa mesma idéia para determinar N’, observamos o triângulo retângulo NAB e determinamos o ponto N’ = (-1,-2).
É importante que se destaquem algumas relações entre as simetrias e, se possível, com outras transformações já apresentadas à turma. Por exemplo, uma simetria central em relação à origem é o mesmo que aplicar sucessivamente uma reflexão em relação ao eixo x e depois outra em relação ao eixo y, em qualquer ordem.
As atividades iniciais tem, por objetivo, que o professor perceba o grau de desenvolvimento espacial dos alunos.
Para obter o detalhamento desta aula com os conceitos apresentados, exemplos e atividades, clique no link abaixo.
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Aula_Simetrias.pdf
1 http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/Aplicação de atividades que abordem o tema para a fixação dos conteúdos apresentados.
O link abaixo apresenta sugestões de exercícios para serem aplicados ao final desta aula.
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Atividades_simetrias.pdf
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