Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONVIVÊNCIA GRUPAL: UM PROCESSO CRIATIVO

 

15/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Refletir sobre os significados das palavras que remetem a ações que podem favorecer ou prejudicar a convivência grupal.
2. Desenvolver a capacidade criativa a partir da definição de palavras próprias ao relacionamento humano.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
                   

Comentários para o professor:
Professor, para o desenvolvimento do 2º momento da aula, referente ao jogo de palavras, você deverá organizar o seguinte material: uma caixa e cartões com as seguintes palavras escritas: respeito, desrespeito, confiança, desconfiança, alegria, tristeza, compromisso, descompromisso, amizade, inimizade, responsabilidade, irresponsabilidade, lealdade, deslealdade, cooperação, competição, organização, desorganização, tolerância, intolerância, paciência, impaciência, segurança, insegurança, diferenças, igualdade, autonomia, dependência.

Momentos da aula:
1º Momento:
O professor deverá ler o livro Mania de Explicação, da autora Adriana Falcão, em que ela conta a história de uma menina que achava o mundo meio complicado e que gostava de inventar explicação para cada coisa do mundo, de forma bem criativa, como por exemplo: Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue; Pouco é menos da metade; Muito é quando os dedos da mão não são suficientes; Preocupação é uma cola que não deixa o que ainda não aconteceu sair de seu pensamento; Indecisão é quando você sabe muito bem o que quer, mas acha que devia querer outra coisa; Solidão é uma ilha com saudade de barco. (Professor, estas frases recheadas de poesia são algumas de muitas que Adriana Falcão esculpiu com sensibilidade e incluiu em Mania de Explicação. O livro é dedicado à filha Isabel, de nove anos, que, como toda criança dessa idade, não perde a oportunidade de lançar um "por quê?" ou um "o que é isso?" quando algo não ficou muito claro. E, de página em página, Adriana vai "explicando" algumas palavras às vezes de difícil compreensão para aqueles que estão começando a entender o mundo. Mania de Explicação encanta o leitor mirim e nesse jogo de ir e vir à procura de explicação para alguma palavra, a criança acaba mergulhando ainda mais no espírito do livro, que é o de matar a curiosidade. É um livro bastante interessante e original!).

Mania de explicação

Ao final da leitura, o professor instigará os alunos a comentarem sobre a história e o que ela leva a pensar.

2º Momento: Jogo de palavras: Alunos sentados em círculo. O professor inicia passando a caixa com as palavras para que cada aluno tire um cartão de dentro dela. Em seguida, um aluno de cada vez lê a sua palavra e o colega que tiver a palavra que for o seu antônimo deverá se juntar a ele, formando duplas (Por exemplo: palavra lida: respeito e o seu antônimo: desrespeito) e assim sucessivamente até que todos os alunos leiam as suas palavras. O professor deverá refletir com os alunos que estas palavras, com seus respectivos significados, estão presentes em nossa convivência diária, trazendo conseqüências que podem fortalecer ou prejudicar os vínculos grupais, a comunicação, a expressão de sentimentos, a confiança entre as pessoas. Nesse sentido, é importante que o professor esteja atento para garantir uma discussão crítica, reflexiva, problematizadora como, por exemplo: A competição é sempre indesejável? Há momentos em que ela favorece o desenvolvimento do grupo? Existem momentos em que ela prejudica os relacionamentos? Ser, pensar e agir de forma diferente do outro é sempre um problema? As diferenças podem enriquecer as relações entre as pessoas?

3º Momento: Com as duplas formadas, o professor relembrará que a menina da história inventava explicações originais para as palavras e que agora eles é que deverão criar uma definição bem criativa e interessante para as palavras retiradas pela dupla.

4º Momento: Em seguida, os alunos deverão compartil har as definições atribuídas às palavras. Após a socialização, deverão montar um livro com as definições criativas das palavras, sugerindo também um nome interessa nte para este livro, além de ilustrá-lo com desenhos das próprias crianças. Uma cópia do mesmo poderá se r enviada para a biblioteca da escola.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e em duplas nas atividades propostas.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões, no jogo de palavras e elaboração do livro. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Criatividade ao elaborar definições para as palavras.

Referência bibliográfica
FALCÃO, Adriana. Mania de Explicação. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.