Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


JOGO: DESCOBRINDO FIGURAS ATRAVÉS DA ADIÇÃO

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os/as alunos/as poderão desenvolver o raciocínio lógico matemático, a memorização, a acuidade visual, os valores éticos (companheirismo e solidariedade), a rapidez de reação, a linguagem oral, além de fixar conteúdos matemáticos: sequência numérica e fatos fundamentais da adição. Poderá ainda constatar que um número pode ser representado por diferentes adições.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os/as alunos/as sejam capazes de: reconhecer numerais de 1 a 12, bem como a quantidade que cada um representa; saber nomear as parcelas da adição e ter conhecimento do que são dúzia, meia dúzia, dezena e meia dezena e que quantidades representam.

Estratégias e recursos da aula

Professor/a agende um horário no Laboratório de Informática para que seus/uas alunos/as possam entrar nos sítios selecionados por você, a fim de montarem quebra cabeças. Caso não seja possível, forneça jogos industrializados ou confeccionados por você. O objetivo deste momento é para que os/as alunos/as possam visualizar as figuras formadas bem como suas partes.
Providencie também figuras em forma de triângulo, sendo que as mesmas deverão estar divididas em três partes iguais e em cada uma delas deverá ter números que somados dêem o resultado determinado por você. Por exemplo, se você estiver trabalhando com a dezena, escreva números que somados deem o resultado 10. É necessário que as partes que estarão ligadas sejam coloridas com a mesma cor. Se você colorir de amarelo a parte que tenha o número 9, a que complementa, no caso 1, deverá ser colorida também de amarelo. As somas poderão se repetir, caso seja um desenho maior, porém jamais repita cores. Ao montar suas figuras coloque-as em um envelope ou saquinho plástico. Dependendo do tamanho do desenho a ser formado, providencie mesas ou faça a atividade no chão.

Veja alguns exemplos:

DESCOBRINDOFIGURAS

1ª aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Utilizando o Laboratório de Informática ou jogos industrializados
Convide seus/alunos para irem até o Laboratório de Informática, chegando lá explique a atividade proposta e como deverão jogar. Sugerimos os sítios abaixo para que possam aprender a coordenar os movimentos ao montar um quebra cabeça: http://jogosdidaticos.no.sapo.pt/jogo_puzzle.htm

 http://jogosdidaticos.no.sapo.pt/quebra-cabeca.htm
http://jogosdidaticos.no.sapo.pt/jogopuzzle4.htm

Observe as dificuldades e facilidades encontradas por cada um/a, seja mediador/a dos diferentes momentos,questione-os/as sobre as formas como estão jogando, interfira apresentando novos desafios: Você tem certeza que esta peça encaixa ai? Será que cabe? E o formato, será possível encaixar neste lugar?...
Ao terminar esta etapa da atividade proposta faça uma avaliação, sonde sobre o que acharam, peça que proponham novos jogos.

2ª aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Utilizando o jogo construído por você

Para o desenvolvimento da atividade você deverá observar as instruções abaixo:
Divida os/as alunos/as em equipes, distribua um envelope ou saquinhos de figuras para cada uma delas. Nele estará registrado o resultado a ser alcançado na soma das partes. Peça que coloquem as figuras com os resultados voltados para cima, a fim de observarem as cores das peças e também os números.
Não há necessidade de dividir as peças entre os elementos dos grupos, assim, eles/as deverão trabalhar em equipes, sem a preocupação de determinar a vez de jogar, aquele/a que conseguir visualizar a peça com o resultado em primeiro lugar deverá colocá-la. Peça aos/as alunos/as que descubram os resultados em conjunto e formem uma figura que será descoberta no final, ao descobrirem todos os resultados e suas respectivas cores com as junções de todas as peças.
Você poderá explicar a atividade da seguinte maneira:

Explicando o jogo
__ Será que vocês são capazes de formar desenhos a partir do resultado de algumas operações de adição? É preciso que observem os números, pois o encontro de dois deles será o resultado pedido em cada situação. Ou seja, vamos trabalhar operações de adi ção que tenham como soma 10, 11 e 12.
Vocês sabem alguma operação que tenha o resultado 10?... Isto 9+1, 2+ 8.Então, se o número nove estiver colorido de amarelo, vocês d everão encontrar o número 1 também colorido de amarelo juntando-os para formar uma parte da figura. As somas poderão ser repetidas, mas as cores não. Assim, fiquem atentos/as as cores e as parcelas para que tenham o resultado pedido. Ao utilizar os diferentes números vocês descobrirão uma figura. Vamos formar equipes? Quantos somos hoje? Quantos elementos teremos em cada equipe? Se for necessário, um poderá ajudar o outro.
Compreenderam a atividade? Podemos começar? Então vamos lá? Bom trabalho.

Sugestão de variações para o desenvolvimento da aula

A atividade poderá ser feita individualmente, aí você professor/a deverá providenciar várias figuras. Ou também em pequenos grupos, dividindo as peças entre eles e definindo a ordem em que cada um/a irá jogar. É necessário que você defina o resultado desejado, conforme o conhecimento dos/as participantes. Aumente, gradativamente, o grau de dificuldade.

Importante

Fique atento/a, a fim de diagnosticar as dificuldades apresentadas pelos/as participantes, inclusive na identificação das cores. Caso seja necessário permita que os/as mesmos/as utilizem material concreto (palitinhos, conchinhas, pedrinhas, dentre outros) para fazer a contagem. Elabore questões a serem pensadas para que descubram o resultado esperado, por exemplo: 9 + 2; 3 + 8; 4 + 7.
Professor/a quando você for confeccionar este material, corte as peças e monte os desenhos desejados (balões, barcos, palhaços), elabore as operações (registre-as em seguida nas peças observando-as para que não escreva de cabeça para baixo) e pinte-as. Só quando terminar de colorir todas as peças você poderá desmontar a figura visando não repetir cores. Não use cores de tonalidades parecidas, pois as mesmas confundem ao montar a figura. Dependendo da faixa etária, não escreva números nos contornos das partes que finalizarão a figura.

Veja exemplo:

DESCOBRINDOFIGURAS1

3ª aula: Uma (1) aula de 60 minutos

Sugestão de registros em cadernos: Após a realização da atividade, sugerimos registrá-la no caderno de Matemática a qual deve conter: o nome do jogo, os objetivos propostos e os nomes dos elementos da equipe.
Solicite ao/as alunos/as que desenhem a figura formada, bem como escrevam os números somados para obtererm o resultado solicitado, ou seja, registrem as operações realizadas sem repeti-las.
Registre também a opinião da criança sobre a atividade.

DESCOBRINDOFIGURAS3

Foto 1                                         Foto 2                                      Foto 3

Foto 1, 2 e 3 - Atividade descobrindo figuras. Realizada em 2007 com alunos/as da 2ª série (atual 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos) da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA)- Professora Eliana Aparecida Carleto
Fonte: Acervo da autora

Avaliação

Solicite que os/as alunos/as ou apenas alguns/mas deles/as expressem seus sentimentos em relação à atividade. Como a avaliação é importante, no decorrer do processo, esteja sempre fazendo observações e registros sobre o desenvolvimento dos/as alunos/as, a fim de rever as atividades propostas bem como seus objetivos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.