Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eu quero este carro!

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer e relacionar os elementos químicos da tabela periódica com o cotidiano
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos para debate 1 aula de 50 minutos no laboratório de informática 1 aula de 50 minutos para apresentação das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber sobre protons, eletrons e neutrons.
Estratégias e recursos da aula

Professor, nesta aula você poderá trabalhar junto aos estudantes os elementos químicos que estão presentes na tabela periódica e com os quais estamos em contato no cotidiano por meio dos diferentes objetos e ou substâncias. Inicie falando sobre a reportagem “Mundo Automotivo” que está disponível no endereço: < www.abal.org.br/aluauto/ed03/integra.asp >

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1009/imagens/acarro.jpg

Fonte:Description Audi A2 Source own photoDate 2007-10-02 Author Rudolf Stricker

Estabele uma relação entre os carros fabricados na atualidade, sobre a ferrugem e o elemento químico Alumínio (A13). Provoque um debate a partir do uso do elemento químico Alumínio (13). Leve-os a responder: Qual a sua origem? Qual sua constituição química?
 
No quadro negro explique cada uma das perguntas. Explique também o conceito de: elemento químico, nº de prótons, elétrons, nêutrons e massa atômica. 
 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1009/imagens/LEITURAS.gif 

Solicite que consultem a tabela periódica, e citem outros elementos (neste momento, a intenção é que aprendam a localizá-los). Questione novamente: “que objetos utilizam diariamente os quais podem conter elementos químicos?”. Pode ocorrer que citem apenas objetos e ou os elementos mais conhecidos como: o ferro, o alumínio, o ouro, a prata, etc. Talvez, nem mencionem o tungstênio ou antimônio. Leve-os a refletir se os elementos que estão indicando estão presentes na tabela periódica (é importante para que compreendam o que é elemento químico e o que é fórmula química). Estabeleça a relação entre os produtos que adquirimos no cotidiano e os elementos químicos encontrados na tabela periódica. Informe que embora nem todos os elementos químicos sejam encontrados na natureza, podem ser localizados na tabela.

Caso esteja trabalhando com turmas do ensino fundamental ou médio, convide os colegas de outras disciplinas para tratar deste conteúdo. Pode-se trabalhar na Bioquímica, a quantidade de elementos químicos necessários ao organismo ainda, os alimentos como fonte de obtenção de elementos essenciais (zinco, cálcio, ferro, etc.). Em Geografia, seria interessante tratar a constituição química do solo ou o que se sabe da composição química de outros planetas até mesmo, a aplicação do mercúrio no garimpo. Na disciplina de História, pode-se discutir de que maneira o contato com o mercúrio pode afetar seu organismo ao longo da vida dos garimpeiros. Para Ciências, os elementos presentes na atmosfera, no mar e nos alimentos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1009/imagens/atividade.png

 Após terem consultado a tabela periódica solicite que pesquisem nos livros quantos e quais são os elementos químicos conhecidos, quais são encontrados na natureza, como podem ser representados, como se classificam, considerando algumas propriedades e a distribuição eletrônica e quais as contribuições de Mendeleev em relação à tabela periódica. Solicite que leiam a frase e respondam a questão. Na caixa de morangos pode-se ler: "não contém elementos químicos". Porque esta afirmação não é correta?

2ª aula

Leve os estudantes para o Laboratório de Informática para que acessem a animação “Na minha casa tem elementos químicos” onde eles poderão relacionar os elementos químicos da tabela periódica com o cotidiano, estabelecer uma relação entre objetos domésticos e os elementos químicos que os compõem.

  Na minha casa tem elementos químicos

 Importante: é recomendável que o professor baixe os recursos com antecedência no computador, para que possa optar por utilizá-lo no laboratório ou em televisores.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1009/imagens/atividadecomplementar.gif

Peça para os estudantes que completem a relação “Os elementos químicos e sua aplicabilidade” destacando sua aplicabilidade no dia a dia. Nesta atividade eles deverão informar onde e como pode ser encontrado cada elemento. 

3ª aula

Os jogos também são objetos de aprendizagem que podem ampliar conhecimentos assim, oriente os estudantes a acessarem o “Jogo de química ambiental” que está disponível no link: <http://www.usp.br/qambiental/jogoqbasica.htm>

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1009/imagens/saibamais.png

Apresentamos duas notícias relativas ao estudo dos elementos químicos. A primeira notícia trata da possibilidade de se criar elementos químicos e a segunda sobre a possibilidade de se ver os elementos químicos a por meio do microscópio.

Para se atualizar clique em cada um dos link´s abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1009/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif 

Os estudantes podem desenvolver uma pesquisa nos supermercados, para verificar a quantidade de elementos químicos encontrados nos produtos e que são passíveis de afetar a vida do ser humano. Em seguida, façam a divulgação na comunidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1009/imagens/atividadecomplementar.gif

Apresentamos duas atividades que podem auxiliar os estudantes a compreenderem melhor o conteúdo. Para acessar basta clicar nos endereços.

Jogo da descoberta dos pares <http:// nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/pares/index.html>

Exercícios: Quiz <http://br.syvum.com/cgi/online/mult.cgi/materia/quimica/elements_compounds_mixtures.tdf?0>
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1009/imagens/verificando.jpg

A tabela periódica foi criada para organizar os elementos químicos de acordo com suas propriedades.

Solicite aos estudantes que organizados em pequenos grupos elaborem uma wiki com o título “Classificação dos elementos químicos”.

Para elaborar a wiki clique no link:<http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Classificação_dos_elementos_químicos>

A forma como os resultados da pesquisa serão apresentados é de responsabilidade das equipes.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Na minha casa tem elementos químicos Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.usp.br/qambiental/; http://www.observatorio.ufmg.br/pas36.htm; http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/tabela/tabela.html; http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/tabela1.html; http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/historia_descoberta.htm; http://www.cdcc.sc.usp.br/elementos/; http://www.observatorio.ufmg.br/pas36.htm; http://br.syvum.com/materia/quimica/; Revista Veja: http://veja.abril.ig.com.br/131099/p_072.html; Livro: Química Fundamental. v. único. FTD. 1998.
Avaliação
A avaliação poderá ser feita a partir das produções dos estudantes (elaboração da relação de elementos químicos, apresentação das atividades) para as atividades sugeridas na aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANTONIO DIARLE FERREIRA FELIPE, HUMBERTO BEZERRA EEFM CEL , Ceará - disse:
    darlefelp@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Nessa aula podemos perceber a real importância do ser estar inserido no contexto histórico, onde torna-se importante ele conhecer a sua realidade, seja ela histórica, cultural e ainda social, onde dessa forma ele se fará presente como um ser ativo do seu espaço. Parabéns Professor pela elaboração de sua aula, muito rica e excelente para subsidiar o processo de formação dos cidadãos, conhecendo principalmente ele próprio, ser da sua história. Abraços. Diarle Felipe.


  • Marcos Aurélio Veras da Fonseca, GUILHERME GOUVEIA CEJA , Ceará - disse:
    mavfonseca65@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente aula, bastante produtiva para nossos alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.